Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes terá passeata no Centro

A exploração sexual deixa traumas profundos nas vítimas, que na maioria delas, são crianças e adolescentes. Essa violência prejudica a infância, adolescência e pode acarretar problemas à vida adulta.

Para chamar a atenção ao tema, o Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, será lembrado em Linhares com passeata de conscientização, no Centro. A ação acontece segunda-feira (18), às 8 horas, saindo da Praça 22 de Agosto, pelas Rua João Francisco Calmon, Avenida Governador Carlos Lindemberg, Rua Monsenhor Perinha, Rua Augusto Calmon, Rua Capitão José Maria, Rua João Felipe Calmon, até a Praça Nestor Gomes.

O abuso e a exploração sexual não deixam apenas marcas nos corpos das vítimas como lesões, contágio por Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e até gravidez precoce. Mais do que isso, a violência sexual prejudica profundamente o desenvolvimento psicossocial de crianças e adolescentes, gerando problemas como estresse, depressão e baixa auto-estima.

A coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e organizadora da passeata, Dulciânia Batista, contou que a ação pretende conscientizar e informar as famílias sobre a forma de agir em casos de abusos e exploração, que na maioria das vezes, não são denunciados. Ela ressalta que os crimes devem ser denunciados à Polícia Civil. O Município oferece, por meio do Conselho Tutelar e Creas, atendimento psicossocial às vítimas e também às famílias.

Segundo Dulciânia, entre os anos de 2013 a 2014, em Linhares, foram registrados 48 denúncias de exploração ou abuso sexual contra menores. "Nossos números não mostram a realidade. A maioria dos casos não chegam até as autoridades devido a uma série de fatores como medo, relação de dependência entre a família da criança e o agressor entre outras situações", apontou Dulciânia.

Atenção a alguns dos sintomas apresentados pelas vítimas

  • As vítimas apresentam uma série de problemas de saúde sem aparente causa clínica, como dores de cabeça, vômitos e outras dificuldades digestivas que têm, na realidade, fundo psicológico e emocional;
  • Medo ou pânico de certa pessoa ou sentimento generalizado de desagrado quando é deixado sozinho em algum lugar com alguém;
  • Interesse ou conhecimento súbitos e não usuais sobre questões sexuais;
  • Abandono de comportamento infantil, de laços afetivos, de antigos hábitos lúdicos, de fantasias, ainda que temporariamente.

Como denunciar

Para denunciar, o cidadão pode ligar para o Disque 100, que é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes. O Disque 100 funciona diariamente, de 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100 ou pelo endereço eletrônico: disquedenuncia@sedh.gov.br.

Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)
Endereço: Rua João Gama, nº 456, bairro Interlagos, ao lado da Adefil (Associação dos Deficientes Físicos de Linhares)
Telefone: 3371 1732

Conselho Tutelar
Endereço: Avenida Augusto Calmon, nº 721, no Centro – próximo ao Restaurante Deguste.
Telefone: 27 3264 3277 e plantão 24 horas pelo telefone 27 9857 7964.

Informações à imprensa:

Tiago Cau | tiago.marques@linhares.es.gov.br
Secom 3372 1853 | 99736 1600