Responsabilidade: Linhares implanta novo Modelo de Gestão na Saúde

Com saúde não se brinca. O assunto é sério e deve ser tratado como tal. Por isso, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde está implantando um novo modelo de gestão da saúde em Linhares. O novo padrão adotado tem o foco na estratégia, gerência, avaliação e resultado.  

A economista Melissa Modeneze, assessora especial de gestão na Saúde, explica que o Município está unindo ferramentas usadas, internacionalmente, com instrumentos de controle que o Ministério da Saúde já utiliza.

"Melhoramos esses instrumentos para deixar mais efetivo nosso planejamento e também para facilitar o dia a dia de quem lida diretamente com essas planilhas. Estamos em fase de implantação destas ferramentas e treinando os servidores para a melhor utilização de acordo com cada setor", comenta.

A equipe da Secretaria de Saúde envolvida no novo modelo é composta por profissionais com perfil de gestão que atuam com foco na gerência estratégica voltada para resultados. No último bimestre de 2014 houve redução de 42,22% para 34,95% nos investimentos feitos com recursos próprios da prefeitura na saúde.  Para o secretário José Roberto Macedo Fontes, esses números mostram eficiência.

"A queda de 42,22% para 34,95% nos recursos próprios aplicados na saúde não significa que cortamos investimentos, mas sim que mantivemos os serviços de forma otimizada e efetiva, e que conseguimos passar para União o que é de responsabilidade da União. Isso é ser resolutivo", salienta.

José Roberto destacou ainda que de acordo com a legislação, o município é obrigado a investir 15% dos seus recursos na saúde. Historicamente, Linhares apresenta aumento sucessivo dos gastos com saúde acima do preconizado legalmente. Neste último bimestre, o novo modelo de gestão conseguiu reduzir em 7,27%, potencializando o uso dos recursos federais e a redução na utilização de recursos próprios. Para o secretário, o desafio da gestão é manter esta queda até que o percentual se aproxime dos 25%, ainda bem acima da legislação, no entanto, dentro das necessidades de nosso município.

Propostas do novo modelo de gestão

  • Revisão dos processos de trabalho, utilizando os indicadores de saúde, legislação e normas vigentes que tocam diretamente no trabalho das equipes.
  • Introdução e melhoria dos instrumentos de planejamento, monitoramento e avaliação da Saúde, com utilização de ferramentas de gestão e as Instruções Normativas do Tribunal de Contas. Produzindo maior agilidade nos processos e decisões acerca das ações da Saúde.
  • Construção da Programação Anual de Saúde emergindo da base, como preconizado no SUS.

Secretaria de Saúde recebe Prêmio Inovar 2015
 
Fruto do novo momento vivido em Linhares, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu nesta semana o Prêmio Inovar 2015. A cerimônia de entrega aconteceu durante enceramento do 11º Encontro Nacional de Secretários Municipais de Saúde, no Rio de Janeiro.
 

Concorreram ao prêmio todos os 5.570 municípios do país. Quesitos como mortalidade infantil, promoção de campanhas de saúde, Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, longevidade e cumprimento de metas do Plano Municipal de Saúde são avaliados.