Procon de Linhares divulga balanço dos atendimentos em 2014

O Procon de Linhares divulgou nesta semana o balanço das ocorrências registradas no órgão em 2014. Foram mais de seis mil atendimentos gerais e, na maioria dos registros, os assuntos financeiros e reclamações relacionadas a produtos lideram a lista. As empresas de telefonia estão no topo do ranking dos casos que resultam em audiência, seguidas pelos cartões de crédito.

De acordo com o diretor do Procon, Alyson Reis, problemas relacionados à entrega das correspondências motivou o maior número de reclamações. "Essa procura grande para solucionar assuntos financeiros foi provocada pelos atrasos frequentes na entrega das correspondências pelos Correios. Contas atrasadas geram multas e juros. Com isso, o consumidor que se sentia prejudicado nos procurava para pedir orientação", explica.

No total, foram mais de 2.200 reclamações sobre assuntos financeiros. Alyson disse ainda que as reclamações referentes à contas em duplicata, ou seja, cobrança indevida, também obteve muitos registros no órgão.

Mais de 6 mil atendimentos

No total, foram 6.902 atendimentos. Isso é, atendimentos preliminares que resultaram ou não em abertura de processo. Geralmente, o Procon aciona a outra parte via telefone visando solucionar o problema.

Audiências

Em 2014 foram 1.689 audiências, que acontecem quando os problemas não são solucionados pelo atendimento preliminar. Em caso de audiência, um representante da empresa que sofreu a reclamação, o cliente e o Procon chegam num acordo para que o problema seja solucionado. O não cumprimento desse acordo acarreta em multa para a empresa.

A lista completa pode ser conferida no site da Prefeitura de Linhares através do endereço www.linhares.es.gov.br. O cidadão deve clicar no link Procon.
 
Informações para a imprensa
Secom | secom@linhares.es.gov.br
Contato 3372 1829 | 3372 1853