Folia de Reis em Povoação mantém viva a tradição e identidade da comunidade do balneário

Manter vivas a tradição e a cultura popular mantém viva a identidade de um povo. E é exatamente isso que o grupo de Folia de Reis Mirim e de Adultos de Povoação faz. Para valorizar e garantir a perpetuação dessa cultura popular, os membros saem pelas ruas da vila visitando as casas de alguns moradores da comunidade cantando e tocando. As cantigas acontecem todos os anos no período que vai do dia 03 janeiro até o dia 06 fevereiro.

Os participantes usam roupas coloridas e alguns desfilam usando máscaras e segurando bandeiras enfeitadas com flores e fitas. Por ser uma tradição de fé da cultura popular, a Folia de Reis se espalhou no Brasil porque é levada no coração dos seus devotos.
 
Em Povoação, quem comanda a Folia é o Mestre Rafael Euzébio, de 24 anos, que há 19 anos, participa do grupo. "Somos muito bem recebidos pela comunidade. As pessoas gostam de brincar a Folia aqui na Vila. Meu avó, que já faleceu há mais de 50 anos, fazia parte dele. Recebi o convite do antigo Mestre da comunidade, o seu Arildo, para compor as cantigas da Folia. Fiz as músicas, ele aprovou e disse que eu seria o novo Mestre", explica Rafael. 

Ele disse ainda disse que faz de tudo para não deixar a tradição virar lenda. "Mesmo com poucos recursos, desde que recebi o convite para ser Mestre tenho feito de tudo para dar continuidade à tradição: montei o grupo de Folia Mirim e faço o que posso para não deixar a nossa cultura morrer", concluiu Rafael.  


Como funciona o ritual da Folia de Reis


A folia é toda envolvida por ritos. No grupo, há personagens como:


Mestre: possui amplo conhecimento da festa, e tem autoridade total sobre os demais. Também é o responsável pela cantoria, narrando a visita dos magos a Jesus.

O contramestre: responsável por arrecadar os donativos para a festa.

Palhaço: sua função é proteger Menino Jesus, confundindo os soldados de Herodes. Aos palhaços cabe o papel de pedir aos donos das casas visitadas, os donativos para a festa.

Alferes: uma pessoa respeitada da comunidade que conduz a bandeira, e não pode ser ultrapassado por ninguém. Representa a autoridade espiritual.
Os músicos/marujos: tocam pandeiro, violão e outros instrumentos.
Foliões: pessoas da comunidade, que participam da festa.   


Saiba mais:

A Folia de Reis é uma festa católica, trazida para o Brasil pelos portugueses durante a época da colonização. Na cultura tradicional brasileira, os festejos de Natal eram comemorados por grupos que visitavam as casas tocando músicas alegres em devoção aos "Santos Reis" e ao nascimento de Cristo.

O Dia de "Santos Reis" é celebrado no dia 6 de janeiro e marca a visita, narrada pela bíblia, dos três Reis Magos ao menino Jesus. Mas, os festejos de folia de Reis seguem até o fevereiro.


Informações para a imprensa:


Hiúla Gomes | hiula.gomes@linhares.es.gov.br
Secom 3372 1853 | 3372 1829