Prefeitura promove ação de conscientização ambiental no Pontal neste sábado

Você sabia que a restinga é a responsável por fixar as dunas nas praias e estabilizar mangues? Não sabia?! Pois é, além dessas importantes funções a restinga ainda serve como habitat natural para diversas espécies de animais.

E é justamente pensando no bem que a restinga faz ao meio ambiente que a Prefeitura de Linhares inicia neste sábado (24) um trabalho de Educação Ambiental em favor da preservação da restinga do Pontal do Ipiranga.

A ação começa às 7 horas e compreende um percurso de 4 quilômetros que vai do Riozinho até a 1ª Avenida, onde serão instaladas 30 placas explicativas informando a importância da preservação e os cuidados que a população deve ter com restinga.

De acordo com o secretário Municipal de Meio Ambiente, Walter Maia, o objetivo da ação é sensibilizar as pessoas sobre a importância da restinga para o meio ambiente.

"Temos notado que boa parte da população ainda não tem ciência do quanto a restinga é importante para a manutenção da vida de diversos animais. Prova disso, é a grande quantidade de lixo que as pessoas jogam na restinga, que além de degradar o meio ambiente, pode se tornar combustível para possíveis causa de incêndios. Como é o caso dos vidros, das latas e outros objetos refletores que podem originar a combustão dos resíduos por efeitos do sol, que nessa época do ano é muito forte", explicou o secretário.

Walter disse ainda que o calor e o período de seca com ventos fortes favorecem o aquecimento desses materiais e aumentam a probabilidade de incêndio.

"Nas primeiras semanas deste ano tivemos dois registros de focos de incêndio na restinga do Pontal. É válido ressaltar ainda para as pessoas que não tem conhecimento da legislação vigente que a restinga é considerada Área de Preservação Permanente, e por se tratar de uma área protegida, quem for flagrado destruindo a área está sujeito a sofrer as penalidades estabelecidas na legislação como a aplicação de multas", disse Walter.

O que é a restinga?

Elas parecem simples plantas na orla, mas tem funções importantes para o meio ambiente. Além de embelezar as praias, a restinga serve de contenção dos grãos de areia que incomodam moradores e resultam no aumento da demanda de limpeza pública.

A vegetação é responsável por manter o nível da água no solo, preservando os nutrientes que a flora e fauna deste ambiente precisam. Também evita a erosão causada pelas chuvas; é responsável por fixar as dunas, estabilizar mangues, além de ser refúgio para vida silvestre e local de parada de aves migratórias. Esses e outros tantos benefícios fazem da restinga um ecossistema que precisa ser preservado.

No Brasil, a restinga pode ser definida como um terreno arenoso e salino, próximo ao mar e coberto de plantas herbáceas características. As restingas se distribuem geograficamente ao longo do litoral brasileiro, numa extensão de mais de 5000 km, não ocorrendo de forma contínua, ocupando 79% da costa brasileira.

As principais formações ocorrem no litoral de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia. Um exemplo é a Restinga da orla de Pontal do Ipiranga, que apresenta diferentes fitofisionomias nos seus diferente estágios de sucessão. Logo após a praia está localizada as dunas frontais, que se formam pelo acúmulo de areia, as plantas pioneiras e fixadoras de dunas, como a salsa da praia, possui a função de colaborar para a estabilidade geológica e conservação da paisagem, porque possui o papel de impedir que a ação do vento movimente as dunas, sendo assim, é considerada uma área de grande sensibilidade ambiental.

Depois dessas, se estabelecem as plantas arbustivas, conhecidas como Guriri, que são de pequeno porte. Mais interiorizada se estabelece a vegetação de extrato arbóreo, como a mata seca de restinga que está localizada no ultimo estagio de sucessão da restinga, apresentando maior riqueza de plantas e consequentemente diferentes habitats e nichos de animais.

Informações para a imprensa:


Hiúla Gomes | hiula.gomes@linhares.es.gov.br
Secom 3372 1829 | 3372 1853