Verão 2015: Definido novo local para carros de som no Pontal do Ipiranga. Confira as regras!

Carros de som terão novo espaço para fazer a alegria de linharenses e visitantes no Pontal do Ipiranga. Atendendo aos pedidos das pessoas que gostam de elevar o volume da música e curtir o verão no balneário foi definido um novo local: a rua da praia à esquerda da Cabana O Pioneiro. 

A alteração foi pensada e definida pela Secretaria Municipal de Turismo em parceria com demais secretarias municipais e alguns proprietários de carros de som que frequentam o balneário. De acordo com o secretário de Turismo, José Carlos Fiorot, o novo espaço ainda está em fase de teste. "Todas as ações de verão são planejadas para a realização de uma festa bonita que agrade e atenda às expectativas de todos", disse.

Um dos proprietários de carro de som que participou da reunião, Brayan Scarpat Neves, aprovou a mudança. "Já tenho carro de som há bastante tempo e sempre participo de eventos em todo o Estado. O novo local agradou não só a mim, mas a todos os proprietários de carros e, sem dúvida, vai agradar também o público que prestigiará o encontro", declarou Bryan. 

Brayan e demais donos de veículos elaboraram um conjunto de regras de convivência que deverão ser seguidas às sextas e sábados, das 14h às 20h, período de  liberação dos carros de som no novo espaço definido pelo Município. Uma das regras indicam que, a partir da próxima semana, o usuário terá de realizar um cadastro para participar do evento. O contato poderá ser feito através dos telefones: 9 9311-3688 (Brayan) ou 9 9311-3130 (Herbert).

"A gente deseja uma festa com carro de som e não um campeonato de carro de som, afinal a festa é para todos. Por isso, nos baseamos em algumas regras utilizadas em municípios vizinhos onde o carro de som é permitido" explicou Brayan.  

Fiscalização 

A fiscalização será comandada pela Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Polícia Militar, os agentes de trânsito e a Guarda Municipal. A partir de 70 decibéis, o som é considerado alto de acordo com a Lei Municipal. Quem se sentir incomodado pelo o volume, deve ligar para o 190 e denunciar à Polícia Militar. O contato também poderá ser feito através dos telefones: 99995-2080 e 3274-5290.

De acordo com as secretarias municipais de Segurança e Meio Ambiente, a equipe de fiscalização irá até o local verificar a situação. A primeira abordagem será apenas de orientação e informação de que há um local apropriado para a prática de som alto. Se houver reincidência, o motorista será notificado e terá o veículo rebocado.

Conheça as regras definidas pelos proprietários dos veículos em parceria com o Município:

1 – A prática do som automotivo só poderá ocorrer na área pré-determinada (Rua Beira-mar, à esquerda da cabana "O Pioneiro"), obedecendo as regras de estacionamento que indicam que o som não poderá ficar em direção à área residencial.
 
2 – O proprietário de veículo que queira praticar o som automotivo deverá identificar-se na tenda de cadastros que ficará localizada no local determinado para a prática ou entrar em contato com os responsáveis para efetuar o cadastro com antecedência. Terão que ser apresentados documentos pessoais, como também os documentos do veículo. Os veículos cadastrados receberão um adesivo de identificação. Sem o selo não será permitida a prática do som automotivo no local determinado.

3 – Não será permitida a execução de músicas que façam apologia ao sexo, à violência, ao crime, ao uso de drogas e que atentem contra as instituições, a moral e aos bons costumes.

4 – Fica proibido carros com porta-malas pareados, praticando "rachões" ou duelos.

5- Fica extremamente proibida a prática de manobras arriscadas, tais como "cavalo-de-pau" e "borrachão", ou qualquer outra que coloque em risco a vida e a integridade física dos participantes.

6 – Envolvidos em brigas e perturbação da ordem pública serão levados às autoridades policiais competentes e poderão responder judicialmente por seus atos.

7 – A prática do som automotivo no local permitido só poderá ocorrer nos seguintes dias e horários: sextas, sábados e domingos, das 14h às 20h. No Carnaval: sexta, sábado, domingo, segunda e terça, das 14h às 20h. Quando necessário, o som automotivo deverá ser desligado ou reduzido de forma que prevaleça a ordem publica. Os horários poderão sofrer alterações que serão comunicadas previamente, para que todos possam se adequar aos novos horários.

8 – A prática de som automotivo em qualquer outra área urbana, deverá obedecer aos limites permitidos em lei, que é de 70 decibéis, sob pena de apreensão do veículo e outras sanções cabíveis.

9 – O descumprimento de qualquer uma das condicionantes estabelecidas neste Termo de Ajuste e Compromisso implicará na imediata cassação da permissão da prática do som automotivo, não podendo o mesmo, voltar a cadastrar-se para uso do local para prática de som automotivo. 

Informações para a imprensa

Secom | secom@linhares.es.gov.br
Contato 3372 1829 | 9 9238 2285