Projeto do Hospital Geral recebe Menção Especial durante cerimônia do Prêmio Inoves

O projeto "Quem cuida tem que se cuidar" desenvolvido no Hospital Geral por funcionários voluntários ganhou uma Menção Especial durante a última edição Prêmio Inoves Ciclo 2014, promovido pelo Governo do Estado Espírito Santo. Na última sexta-feira (12), o prefeito Nozinho Correa foi ao hospital visitar as idealizadoras do projeto.

Promovido desde 2009 pelas servidoras do Hospital Geral, Ana Claudia Ferreira da Silva e Maria Aparecida de Cristo Rangel, o projeto "Quem cuida tem que se cuidar" realiza todos os anos uma campanha de incentivo ao cuidado dos servidores do hospital.

"O projeto visa que os funcionários do hospital recebam informações sobre a importância de se cuidar e também de prevenção de doenças. As idealizadoras estão de parabéns porque pensaram no bem-estar do próximo e também na criação de um melhor ambiente de trabalho", disse Nozinho.

Desde a sua implantação, o projeto já realizou
37 palestras com 1.198 participações nos encontros, 366 atendimentos com exames e avaliações e 11 encaminhamentos ao núcleo de saúde da mulher. Os servidores beneficiados com os serviços se tornam multiplicadores de informações preventivas.

Durante todo o período de campanha, orientações quanto à prevenção de doenças são realizadas através de palestras, além disso, consultas e exames preventivos são feitos e com o apoio de empresas parceiras na tentativa de prevenir e tratar as doenças crônicas e suas complicações.

De acordo com Ana Cláudia, a ideia do "Quem cuida tem que se cuidar" surgiu quando ela e Maria Aparecida foram acometidas pelo câncer. "Quando ficamos doentes tivemos muito amparo da nossa equipe de trabalho. Com o passar do tempo fui percebendo que outros colegas também ficavam doentes e muitas vezes não tinham o cuidado de se prevenir. Pensando nisso decidi contribuir para mudar essa realidade e tive o total apoio da minha colega de trabalho, a Aparecida", explicou.

Ana Cláudia falou ainda sobre a enorme alegria que sentiu ao receber a Menção Especial. "Em 2012, quando inscrevi o projeto pela primeira vez no prêmio não acreditava que ficaríamos na posição de semifinalistas porque achava que nosso projeto era muito singelo. A menção especial dá pra gente ainda mais estímulo para continuar tocando o projeto, além, é claro, de melhorá-lo ainda mais para que, quem sabe um dia, ele seja ampliado para todos os servidores da prefeitura", disse. 


Prêmio Inoves


Há 10 anos o Prêmio Inoves reconhece e premia iniciativas empreendedoras que visam à modernização da Administração Pública no Estado. Desde 2005, foram 1.700 projetos registrados e 180 premiados. No Ciclo 2014, foram 260 inscritos – um recorde do prêmio.

O Prêmio Inoves ganhou expressão até fora do Estado, servindo de exemplo para a criação de nove outros prêmios nacionais ? como do Ministério da Saúde, de Ciências e Tecnologia, da Prefeitura de Vitoria e da Serra, da Secretaria da Educação (Sedu), Bandes, Cesan e outros. Com isso, o Inoves se fortalece como o maior prêmio de inovação na gestão do Brasil.

Em 10 anos de história do prêmio, a Banca Examinadora dedicou mais de 14 mil horas de avaliação voluntária aos projetos concorrentes.
 
Informações para a imprensa:
Hiúla Gomes | hiula.gomes@linhares.es.gov.br
Secom 3372 1829 | 3372 1853