Notícias

Dia D contra a dengue: Linhares reduziu 46% dos casos de dengue neste ano

A manhã de sábado (13) foi movimentada em Linhares. Agentes de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde fizeram abordagens educativas pelo Centro e em diversos bairros. O objetivo da ação era conscientizar a população sobre a importância do trabalho conjunto entre a prefeitura e comunidade para evitar a proliferação dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

De acordo com a Vigilância Ambiental, de janeiro até o dia 6 de dezembro deste ano, 905 casos foram notificados sendo que 215 pessoas contraíram a doença. No mesmo período do ano passado foram notificados 1.714 casos e 397 deles foram confirmados. Com trabalho de prevenção e conscientização em 2014, os casos em Linhares foram reduzidos em 46%.

Abordada por um agente na manhã deste sábado, a professora Katiuscia Neves disse que sempre zela por sua saúde e de sua família. "Sempre cuido em casa para não deixar que surjam focos de dengue e essa atitude surte efeito, pois, nenhum membro da minha família se contagiou com a doença", declarou.

Na Praça Nestor Gomes e na unidade de saúde do bairro São José, foi montada uma tenda onde cidadãos tiraram duvidas sobre os cuidados necessários para evitar a doença. Além do Centro, nos bairros Interlagos, Canivete, Shell e Novo Horizonte, os agentes fizeram blitz educativa. Na ocasião, os veículos foram abordados e os motoristas receberam um kit contendo panfletos informativos, jogos para crianças e uma sacola de lixo para automóveis.

A Secretaria de Saúde alerta que é importante ficar atento aos sintomas como febre alta, dor de cabeça, vômitos, dor atrás dos olhos. O diagnóstico pode ser feito nas unidades de saúde do município.

Medidas de Combate à dengue:

– Não deixar água parada em pneus fora de uso

– Não deixar água acumulada sobre a laje de sua residência

– Não deixar a água parada nas calhas da residência

– A vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada

– Caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas fechadas

– Vasilhas que servem para animais beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar

– As piscinas devem ter tratamento de água com cloro – piscinas não utilizadas devem ser desativadas e permanecer sempre secas

– Garrafas ou outros recipientes semelhantes devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo

– Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada

– Sempre que observar alguma situação (que você não possa resolver), avisar imediatamente um agente público de saúde para que uma medida eficaz seja tomada


Informações para a imprensa

Secom | [email protected]
Contato 3372 1829 | 3372 1853