Mostra Submersos exibirá, neste sábado (06), imagens de Regência criadas por seus jovens moradores

A rememoração do imaginário sobre o herói pescador Caboclo Bernardo, a valorização da comunidade tradicional pesqueira e o fortalecimento do senso de pertencimento entre os jovens moradores de Regência, em Linhares, são alguns dos objetivos do projeto Submersos.

Alguns dos resultados dessa iniciativa farão parte da Mostra Submersos que acontecerá no próximo sábado (06) na Vila de Regência. Projeção de fotografias, exibição de vídeos, intervenção estuarina, distribuição de zine e apresentações musicais fazem parte da programação que acontecerá ao longo de todo o dia. Todas as atividades são abertas ao público.

Por meio de oficinas com estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Vila Regência (EEEFM Vila Regência), Submersos convidou os jovens moradores a refletirem sobre o modo como se relacionam com o território onde vivem e a criarem conteúdos sobre a vila (mapa, fotos e textos).

No ano em que se comemora o centenário de morte do Caboclo Bernardo, essa iniciativa ainda busca atrelar o cotidiano da pesca artesanal estuarina e marítima dos pescadores locais ao imaginário desse pescador e herói brasileiro que nasceu e viveu em Regência Augusta.

No sábado (06) pela manhã, os participantes do Submersos entregarão bandeiras de marcação aos pescadores locais no Porto de Regência. Nas bandeiras, estarão impressas algumas das fotografias feitas pelos próprios estudantes em uma oficina que foi conduzida pela fotógrafa Luara Monteio. Essas bandeiras serão fixadas em suportes de marcação produzidos a partir dos conhecimentos dos pescadores nativos.

A partir das 19 horas, nas imediações do Museu Histórico de Regência e do Farol do Rio Doce, a comunidade local poderá conhecer as atividades que vêm sendo realizadas pelo Submersos desde outubro deste ano. Na ocasião, os participantes do projeto terão a chance de mostrar as suas criações para os demais moradores por meio de uma projeção fotográfica, da distribuição de um zine, da exibição de vídeos e do mapa afetivo da Vila de Regência, e de shows musicais com artistas locais.

Patrimônio

Tombado como patrimônio cultural do Espírito Santo em 1998 e recentemente restaurado, o Farol do Rio Doce foi instalado em 1895 com objetivo de auxiliar a navegação costeira devido aos bancos de areia que se formam na foz do Rio Doce. Na verdade, o que resta do Farol original é a sua cúpula que, originalmente, possuía iluminação a gás. Em frente ao Farol fica o Museu Histórico de Regência que foi criado em 2000 e funciona na antiga casa da Marinha, que era usada como residência do faroleiro e dos oficiais.

Uma realização do Coletivo Corrente, o projeto Submersos foi contemplado pelo Edital de Valorização do Patrimônio Natural de 2013 com recursos do Fundo Estadual de Cultura do Espírito Santo e conta com apoio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Vila Regência, do Projeto Tamar e da Prefeitura Municipal de Linhares.

Programação Mostra Submersos

Quando: Sábado  (06)
10h: Porto de Regência  – Intervenção estuarina

19h – Em frente ao Farol do Rio Doce – Projeção Fotográfica / Distribuição de Zine / Exibição de Vídeos / Shows Musicais

Informações para a imprensa

Secom | secom@linhares.es.gov.br
Contato 3372 1829 | 3372 1853