Dia D de combate à dengue em Linhares será realizado dia 13 de dezembro

Com a proximidade do verão, as ações de combate à dengue e eliminação dos focos do mosquito transmissor da doença são intensificados. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvis), vai promover no dia 13 deste mês o "Dia D" de combate à dengue em Linhares. As ações contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti começaram nas escolas na última segunda-feira, dia 1º de dezembro.

No sábado, serão realizados pedágios educativos em semáforos, além de abordagens de rua em pontos de grande movimentação de motoristas e pedestres nos bairros: Shell, Interlagos, Novo Horizonte, Canivete, Centro e Movelar. A superintendente de Vigilância em Saúde, Ana Maria Teixeira, explicou que as ações visam a conscientização da população.

"O objetivo desse dia é fazer com que todas as pessoas parem para pensar sobre o que deve fazer para combater a dengue, além de unir o poder público e a sociedade civil para que juntos promovam ações de conscientização sobre a doença", disse. A Secretaria de Saúde alerta que é importante ficar atento aos sintomas como febre alta, dor de cabeça, vômitos, dor atrás dos olhos. O diagnóstico pode ser feito nas unidades de saúde do município.

Medidas de Combate à dengue:

– Não deixar água parada em pneus fora de uso

– Não deixar água acumulada sobre a laje de sua residência

– Não deixar a água parada nas calhas da residência

– A vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada

– Caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas fechadas

– Vasilhas que servem para animais beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar

– As piscinas devem ter tratamento de água com cloro – piscinas não utilizadas devem ser desativadas e permanecer sempre secas

– Garrafas ou outros recipientes semelhantes devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo

– Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada

– Sempre que observar alguma situação (que você não possa resolver), avisar imediatamente um agente público de saúde para que uma medida eficaz seja tomada

Serviço: Dia D de combate à dengue

Quando: 13 de dezembro (sábado)
Horário:  7h30 às 13h30

Informações para a imprensa

Secom | secom@linhares.es.gov.br
Contato 3372-1829 | 3372-1853