Dia do Servidor Público: Servidoras da Educação fazem a diferença no ambiente escolar

Nesta terça-feira (28) é comemorado o Dia do Servidor Público. Neste dia especial para os profissionais que servem por vocação, vamos destacar histórias de servidoras da Secretaria de Educação que promovem ações que transformam o ambiente escolar em muito mais do um local de aprendizagem.

Um jardim, uma horta e um jogo. O que esses três pontos tem a ver com a educação? Tudo. Essas são práticas escolares que têm ampliado a visão sobre o ato de educação e, dessa forma, estão contribuindo para o desenvolvimento de nossas crianças.

Lixo que virou jardim, que virou espaço lúdico

Jackeline Santana é servidora na EMEF Efigenia Sizenando, que fica no Farias. A professora é uma daquelas pessoa inquietas, que sempre estão articulando algo. Em uma de suas inquietações pela escola, ela decidiu fazer um jardim com materiais reciclados em um espaço que não era utilizado.

Com o apoio da escola e da comunidade, em pouco tempo, o espaço deixou de ser um lugar vazio para se tornar um local cheio de cores e vida, surpreendendo os alunos que participaram da ação, como contaram Ian das Neves Moreira, que cursa o 9º ano, e Arthur Antunes da Silva Moura, que faz o 7º ano. "A gente não pensava que ia ficar assim, antes era um espaço feio e agora está muito bonito", disse Ian.

A escola e os alunos agora têm um espaço diferenciado para ler, estudar, aprender e relaxar. Para a professora, ver o jardim florido e recebendo tanto carinho dos alunos é a maior felicidade. "Fico muito feliz de saber que os alunos e a comunidade abraçaram essa ação e ela deixou nossa escola mais bonita", disse Jackeline.

Professo utiliza o jogo de Xadrez e alunos melhoram desempenho

Alunos da EMEF Dinorah Almeida Rodrigues, no bairro São José, utilizam o jogo de Xadrez para desenvolver paciência, atenção, estratégia e disciplina. Essas habilidades são imprescindíveis para o desenvolvimento educacional e de acordo com a professora Franciele Piol, responsável pela aplicação do projeto na escola, o jogo é uma ótima ferramenta para auxiliar nas atividades escolares e também na vida pessoal dos alunos.

"O xadrez é uma ótima ferramenta para ser utulizada pela educação, auxiliando o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos. O jogo exige habilidades que devem ser exercicitadas desde cedo em nossas crianças, como a tomada de decisão, planejamento e estratégias para alcançar seus objetivos. eles entenderam a proposta e o comportamento deles já melhorou" comemorou a professora Franciele.

Servente inicia jardim e alunos abraçam o espaço das flores

Zelita Machado da Cruz é servente na EMEF Dinorah Almeida Rodrigues, bairro São José, e há algum tempo começou a plantar flores na escola. Pouco tempo depois, o jardim foi abraçado pelos professores e alunos e hoje faz parte do ambiente escolar colaborando com o aprendizado das crianças.

De acordo com Zelita, ela viu um local que não tinha utilidade e resolver começar a plantar. "Eu sempre gostei de plantas e tinha esse lugar que estava vazio. Aí a diretora deixou e, de mudinha em mudinha, eu fui plantando e o pessoal foi gostando. É bom saber que tem gente que gosta e ajuda, todo mundo fez um pouco", contou Zelita.

O jardim foi utilzado pela professora Silvia Lopes na aula de ciências. Através deles, os alunos aprenderam a dinâmica de nascimento e crescimento das plantas, como contou a aluna Lauanny Souza Carvalho. "Entendi que as plantas precisam de água e de sol, depois elas crescem e ficam bonitas. Aprendi também que elas são importantes poque a natureza é onde a gente vive e precisamos cuidar dela", contou Lauanny.

Conforme podemos observar nas três histórias acima, servir na rede municipal de educação é muito mais do que somente executar um trabalho. É uma tarefa que exige vocação, tempo e muito carinho. É por causa dessa relação que nas escolas municipais é possível encontrar jardins floridos, hortas que fornecem alimentos e energia para crianças que pensam, planejam e executam tarefas diferenciadas. Tudo isso contribui para o desenvolvimento cognitivo, social e crítico dos alunos.

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