SAAE instala novas bombas para aumentar a capacidade de captação de água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) tem intensificado seus trabalhos para evitar que o município sofra com falta de água. Uma das ações é a instalação de duas novas bombas d’água, que aumentarão a capacidade de captação. Os equipamentos, que foram alugados, ampliarão a captação de 275 litros por segundo para 497, representando um aumento de 80,7%.

A instalação das bombas é mais uma das medidas que autarquia vem adotando no enfrentamento a seca do Rio Juparanã Mirim (Rio Pequeno). Além das bombas o Saae também está construindo um canal que aumentará a quantidade de água captada para abastecer a cidade. 
 
De acordo com o diretor de Operações e Obras do Saae, Gelson Suave, a autarquia não mede esforços para manter a qualidade do serviço. "Desde quando a seca do Rio Pequeno foi diagnosticada, nos empenhamos em resolver o problema de abastecimento. Nossas bombas estão funcionando 24h e geradores estão a postos para mantê-los trabalhando, mesmo em caso de falta de energia. Tudo para minimizar os problemas com a escassez de água na cidade", afirma o diretor.

Sobre seca no Rio Pequeno

"Desde 1969, quando iniciamos a captação de água neste ponto, nunca foi visto uma baixa como essa. Mas estamos investindo concretamente, não só para que não falte água agora, mas para que não sejamos prejudicados por outras épocas de seca no futuro", explica o diretor geral do SAAE de Linhares, Ademir Lima. 

A baixa do Rio Pequeno segue a do Rio Doce, que funciona como barragem natural, mantendo o volume de água do rio menor constante. "Quando baixo, o Rio Doce deixa o caminho livre para que o Rio Pequeno desague mais rápido, o que também baixa seu nível", explica Ademir.

Informações para a imprensa:

Hiúla Gomes | hiula.gomes@linhares.es.gov.br
Secom 3372 1853 | 3372