Secretaria de Obras atende estrada rural que não recebia manutenção há mais de 10 anos

"Que eu me lembre, a última vez que essa estrada foi cascalhada foi 12 anos atrás. Ultimamente, o acesso andava muito perigoso, ainda mais quando chovia", explica o morador da região de Córrego do Meio, André Contadini, de 31 anos. As preocupações de André e dos outros quase 300 moradores e produtores da região na zona rural de Linhares estão prestes a ter um fim.

A Secretaria Municipal de Obras iniciou na última semana o processo de cascalhamento da estrada que liga Córrego do Meio a Pedrolândia, que também serve de ligação com a ES-248, que dá acesso a Marilândia e Colatina. Cerca de 5 km de estrada estão recebendo manutenção. Os trabalhos devem durar 90 dias.

O processo de melhoria na estrada tornará o tráfego no local mais seguro, já que há um declive de cerca de 60 metros bem ao lado da pista. "Quando chove nem as crianças vão à escola. Nossa produção de banana e café fica presa aqui, sem ter como sair. Por isso essa obra está sendo tão importante para nós", completa André.

Para Hipólito Ladislau, conhecido na região como Paulinho, de 62 anos, ver a estrada cascalhada renova a vontade de permanecer vivendo ali, onde é dono de um bar há 30 anos. "Antes dessa obra, era só chover pra ficarmos presos dentro de casa. Se tivesse consulta marcada em Linhares a gente perdia. Ver esse cascalhamento acontecer está sendo a melhor coisa", afirma.

O que é cascalhamento?

Trata-se de um processo muito utilizado para tornar estradas de terra transitáveis. Ele consiste na cobertura da via com cascalho, que é uma mistura de pequenos fragmentos de rocha.

– primeiro, uma máquina motoniveladora passa pela estrada abrindo pequenos sulcos pelo caminho;
– em seguida, caminhões com caçamba jogam o cascalho aos poucos na via;
– a motoniveladora retorna espalhando o cascalho pelos sulcos;
– carro pipa umedece a estrada para facilitar a aderência do cascalho ao chão;
– um trator com arado passa pelo caminho misturando o cascalho com a terra da estrada;
– logo depois, um rolo compactador passa para selar a cobertura de cascalho;
– para finalizar, a máquina motoniveladora retira qualquer sobra da via.

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