Outubro Rosa: CRAS promove palestra sobre câncer de mama

O CRAS do Interlagos participa da campanha Outubro Rosa e sabe da importância de manter as mulheres informadas. Por isso, promoveu na tarde da quarta-feira (15), uma palestra de conscientização sobre o câncer de mama com as enfermeiras Ana Angélica Jovita e Isabel Oliveira, ambas da unidade de saúde Dr. Joel Coelho, do bairro Interlagos.

O câncer de mama é segundo tipo mais comum em todo o mundo. Somente no Brasil, são esperados 57 mil novos casos este ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). De acordo com a enfermeira Ana Angélica Jovita, informação e o autoexame ainda são os principais aliados para as mulheres na prevenção e tratamento,

"O autoexame e a primeira detecção são muito importantes, porque o quanto antes o diagnóstico for realizado, mais eficiente será o tratamento e evitamos danos maiores", pontuou a enfermeira, ressaltando ainda que é preciso procurar o médico em caso de suspeita.

"Evitar a obesidade através de dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos é uma recomendação básica para prevenir o câncer de mama, já que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença", disse Ana Angélica.

Maria Ramos Soares, de 71 anos, aprovou a iniciativa do CRAS e contou que faz o autoexame com frequência e se mantém informada para evitar surpresas. "Sempre faço o exame. Essa é uma doença muito terrível e a gente precisa ficar sempre atenta", contou a aposentada.

Blitz Rosa

Na manhã desta sexta-feira (17), o Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (NAPS) em parceria com agentes do Departamento Municipal de Trânsito (Detro) realizaram a Blitz Rosa, em comemoração ao Outubro Rosa. Os agentes de trânsito e servidores do NAPS realizaram abordagens educativas aos motoristas e motociclistas que trafegavam na Avenida Getúlio Vargas, no Centro

Saiba mais sobre a campanha:

O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama ou mamografia nos meses de outubro. Posteriormente, o mês de outubro se tornou o mês da prevenção ao câncer de mama.


Confira a programação:
Sexta-feira (17)

– Ação no Shopping PatioMix
Horário: 17h às 21h
Haverá distribuição de broches, apresentação da Mama Amiga (reprodução de uma mama), panfletagens, orientações, aferição de pressão e teste de glicemia.

– Palestra com Dr. José Zago Pulido
Horário: 19h
Local: Centro Cultural Nice Avanza
Tema: Dicas de Prevenção e Detecção Precoce do Câncer de Mama.


Terça-feira (21)


Passeio Ciclístico com a Turma do Pedal Linhares
Horário: 17h30
Local: Casa Rosa, no Shell
Saída da frente da Casa Rosa, com passeio pelas ruas de Linhares, e chegada na Linha Verde. Haverá sorteio de uma bicicleta e outros brindes, além de pula-pula, algodão-doce e pipoca.


Informações para a imprensa

Tiago Cau | tiago.marques@linhares.es.gov.br 
Secom 3372 1853 | 9 9736 1600