Taxistas de Linhares aderem à padronização exigida pela prefeitura

No fim de julho, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos da Prefeitura de Linhares determinou prazo final para a padronização da frota de táxis do município, determinada pela Lei 2.927, desde 2010. O prazo findou no último dia 16 de agosto e os taxistas que ainda não se adequaram estão sendo avisados da importância de cumprir a norma o quanto antes.

A partir do próximo dia 23, os fiscais do Departamento de Transporte Público da Secretaria de Serviços Urbanos, iniciarão blitzes para notificar quem estiver trabalhando fora dos padrões estabelecidos. O recém eleito novo presidente da Ataxil – Associação dos Taxistas de Linhares, Denis Marcos Folli, de 37 anos, disse que os profissionais que ainda não se adequaram providenciarão a nova identidade visual ainda esta semana. "Faltam apenas 4 veículos, dos 108 que rodam na cidade atualmente", explica.

Para ele, a padronização se une a uma série de outros pontos positivos dos serviços de táxi linharense. "Nossa frota hoje é nova, confortável e padronizada. É mais segurança para o trabalhador e para o passageiro", comenta. Segundo José Rosa que já dedicou 28 de seus 70 anos de idade ao ofício de táxi, há muitas vantagens em ter identidade visual.  "Agora somos identificáveis e isso vai facilitar nosso trabalho. Trabalhando pela cidade, fazemos propaganda dos nossos serviços".

Sobre a nova identidade visual

Todos os veículos que prestam serviço de táxi em Linhares devem ter faixas bicolores nas laterais, frente e fundo, contando ainda com o brasão da municipalidade, o número da licença para exercício do serviço na lateral (com 5 cm de altura) e no teto do veículo (com 10 cm de largura), a frase "Táxi de Linhares", o ponto onde o veículo fica e o número do telefone impressos e colados no carro.

As faixas de frente e fundo devem ter 25 centímetros de largura, enquanto que as laterais, 15 cm, e não podem ser imãs. O carro também deve fazer o uso do bigurrilho, peça com o nome "Táxi" afixada no teto do automóvel. O serviço é de interesse público e está condicionado à outorga de permissão pelo município.

Ataxil teve eleições para novo presidente no último fim de semana

A eleição aconteceu no sábado, 16, na Câmara Municipal, no centro de Linhares, das 10 às 18h. Dois candidatos disputaram a presidência da Associação dos Taxistas de Linhares, o então presidente Pedro Reimundo, Chapa 1 e Dênis Marcos Folli, pela Chapa 2. Ambas as chapas foram compostas por 14 membros cada uma, sendo 8 efetivos e 6 suplentes.

Apenas afiliados à Ataxil puderam votar e ser votados, segundo o estatuto da própria associação. O mandato tem duração de 2 anos. A eleição aconteceu sob a fiscalização do Departamento de Transporte Público da Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura de Linhares.

Foi eleito Denis Marcos Folli, com 57,4% dos votos. "Lutaremos pela agilização do emplacamento e por mais coberturas nos pontos de taxi, para atender à população ainda melhor", afirmou o novo presidente.

Informações para a imprensa:

Ramon Luz – ramon.luz@linhares.es.gov.br 
Secom – 3372 1829 / 9 9715 5346