Superação: Cadeirantes da Associação dos Deficientes Físicos de Linhares treinam basquete

Membros da Associação dos Deficientes Físicos de Linhares (Adefil) estão usando o esporte como forma de superação. Aos sábados, eles se reúnem para treinar basquete em cadeiras de rodas. A prática que tem levantado a autoestima e contribuído no bem-estar dos desportistas é apoiada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

A atividade é possível porque, no ano passado, o Governo do Estado disponibilizou 10 cadeiras apropriadas para essa modalidade esportiva. O professor de educação física da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Wanderley Meireles, é quem coordena os treinos, realizados aos sábados, das 16h às 18h, no Ginásio Poliesportivo Udemar Unênda, no bairro Shell.

"O grupo é iniciante e por isso o trabalho é de preparação. A tendência é aumentar as técnicas de jogo ao longo dos treinos. Estamos confiantes de que o desempenho deles vai evoluir para que assim possamos nos inscrever em competições já no próximo ano", informa.

Com uma lesão na coluna, Marcelo Jorge Belizário, que é aposentado, não mede esforços para integrar a equipe. "Para mim, o basquete é uma excelente oportunidade de interagir com outras pessoas. Tenho uma lesão na coluna e a atividade física ajuda a fortalecer o meu tronco", comenta.

O estudante Nicolas Souza, que não é cadeirante, participou do treino e sentiu na pele a dificuldade de locomoção. Jogador do basquete tradicional, ele disse que a atividade na cadeira de rodas é difícil. "É a primeira vez que faço treino com cadeira. É um pouco difícil pra quem não tem muita prática, além de ser cansativo", ressalta.

José Geraldo Giovani, que é presidente da Adefil e também participa dos treinos, pretende inscrever a equipe na Confederação Brasileira de Basquete em Cadeiras de Rodas. "Já recebemos convite para nos filiarmos à Confederação, mas por falta de treinos com um profissional, recusamos a proposta. Agora, nosso objetivo é melhorar cada vez mais nos treinos e buscar a filiação", afirma.