Escolas da rede municipal de Educação participam da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa

Escolas da rede municipal de educação participam da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa – OBLP. Os alunos do 5º ao 9º produziram material autoral em três estilos literários: poemas, memórias literárias e crônicas. A olimpíada é dividida em cinco etapas: 1ª Etapa Escolar, 2ª Etapa Municipal, 3ª Etapa Estadual, 4ª Regional e 5ª Etapa Nacional. A primeira é realizada na escola, através de oficinas onde os alunos trabalham os temas abordados.

A preparação dos alunos, professores, pais e demais profissionais da educação já começou. A 1ª etapa será finalizada nesta quarta com a entrega dos textos produzidos pelos alunos à Comissão Julgadora Municipal, responsável pela 2ª etapa, que é a escolha dos representantes municipais, divulgados em setembro.

As 16 escolas da rede municipal de educação que estão participando da olimpíada são as Emef’s: Adelson Del Santo; Angelo Recla; Caboclo Bernardo; Cid Adalberto dos Reis; Dinorah Almeida Rodrigues; Jerôniomo Monteiro; Manoel Martins; Maria de Souza Matias; Marília de Rezende Scarton Coutinho; Profª Professora Maria Aparecida Lavagnoli; Profª Maria da Penha Pazito Ventura; Profª Eliana Correa Pinafo; Roberto
Moreira; Samuel Batista Cruz; Talma Drummond Pestana; e Zeferino Batista Fiorot.

Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa

A Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias:

Ensino Fundamental:

Poema no 5º e 6º anos
Memórias no 7º e 8º anos
Crônica no 9º ano EF
Ensino Médio
Crônica 1º ano
Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM.
 
Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos. Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, a Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.

Informações para a Imprensa:
Tiago Cau – tiago.marques@linhares.es.gov.br
Secom PML – 3372 1829 / 9 9736 1600