NAPS realiza ação em comemoração ao Dia Nacional do Homem

Nesta terça-feira, 15 de julho, é comemorado o Dia Nacional do Homem, cujo objetivo é reforçar os cuidados com a saúde dos homens. Para isso, o NAPS – Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde realizou, durante toda a manhã, ações de cuidado, orientação e promoção da saúde do Homem. Houve aferição de pressão arterial, teste de glicemia, informação sobre exames de PSA (que indica se existem alterações na próstata), distribuição de camisinha, entre outras ações totalizando 263 atendimentos.

O mecânico, Gilberto Nascimento, de 33 anos, aproveitou para aferir a pressão arterial. "Tenho problema de pressão alta e estou sempre cuidando, mas confesso que deixo de lado outras situações, porque a gente trabalha muito e acaba sempre deixando para depois", diz.

A diretora do NAPS, Ana Cláudia Belstroff, explicou que cuidar da saúde dos homens, não é tarefa das mais fáceis. "Eles são muito mais resistentes na procura de ajuda para cuidar da saúde. Na ação de hoje, muitos pararam espontaneamente, mas a maioria só aceitou as orientações após nossa abordagem, muitas vezes insistente", conta.

Apesar do foco da ação ser o público masculino, muitas mulheres aproveitaram para pedir orientações e realizar os procedimentos. Foi o caso da dona de casa, Maria Nilda dos Santos, de 41 anos. "Eu já faço acompanhamento médico de rotina, mas como sofro com a pressão alta aproveitei para saber como está e elas me atenderam".
A porta de entrada para qualquer tratamento de saúde, independente do sexo ou idade do usuário, é a unidade de saúde. Por isso, ainda que não haja motivo aparente, ou dor, todos devem procurar a unidade do seu território e agendar uma consulta de rotina.