1ª Conferência Municipal de Educação Ambiental: Palestras e mesa-redonda marcam o primeiro dia

Começou nesta terça-feira, 1, e segue até o dia 3, a 1ª Conferência Municipal de Educação Ambiental. No primeiro dia de evento, quem esteve presente participou de uma mesa-redonda com educadores, norteada pelos professores Maria das Graças Lobino, Doutora em Educação Ambiental, Edson José Moura, Mestre em Educação Ambiental, e Marcos Teixeira, Doutor em Ecologia. O município de Linhares é o primeiro Espírito Santo a realizar sua Conferência Municipal de Educação Ambiental.

O prefeito Nozinho Correa e o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Walter Maia, fizeram a abertura do evento realizada no auditório da UAB-Faceli, no bairro Novo Horizonte. A conferência também foi acompanhada por demais autoridades. "A educação ambiental é muito importante no processo de formação das pessoas. Nos dias de hoje, algumas crianças já cobram dos mais velhos o respeito ao meio ambiente. Por isso, essa conferência é tão importante", diz Nozinho.

A palestrante do dia, a assessora técnica da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti), Maria das Graças, traçou um panorama sobre a políticas estadual e nacional de educação ambiental. "Somos inseparáveis, nós e o ambiente. Estamos integrados. Na escola convencional, costumamos aprender que a natureza nos serve, nos dá frutos. Precisamos entender que ela é mais que isso, nós fazemos parte dela", destaca.

Além de nortear a política ambiental do município, a conferência visa contribuir para a mobilização de um trabalho que defina políticas públicas eficientes, promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e o engajamento da sociedade na conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente. A conferência é promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação.

Confira a programação:


Quarta-feira (02)

Setor Produtivo:
13h: Apresentação do texto norteador e metodologia
14h – Formação de grupos para a elaboração das propostas de ações
15h – Intervalo
15h30min – Votação das Ações e encerramento
16h – Apresentação das propostas priorizadas

Quinta-feira (03) 
Gestão Pública
8h – Apresentação do texto norteador e metodologia
9h – Formação de grupos para a elaboração das propostas de ações
10h – intervalo
10h30min – Votação das Ações e encerramento
11h – Apresentação das propostas priorizadas – Sociedade Civil Organizada
13h – Apresentação do texto norteador e metodologia
14h – Formação de grupos para a elaboração das propostas de ações
15h – Intervalo
15h30min – Votação das Ações e encerramento
16h – Apresentação das propostas priorizadas e encerramento