Alunos de escola municipal realizam exposição fotográfica no Centro Cultural Nice Avanza

A abertura da exposição fotográfica InterAÇÃO – VERaCIDADE RECONHECIMENTOS acontece nesta quarta-feira (18) às 19h no Centro Cultural Nice Avanza, na Praça 22 de Agosto, Centro. As fotografias, registros dos Alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cid Adalberto dos Reis, no bairro Juparanã, ficarão expostas até o dia 18 de julho e a entrada é franca.

A exposição conta com 153 fotografias da comunidade em que os alunos estão inseridos e desenvolver essa tarefa evidenciou uma nova abordagem escolar, como contou a diretora da escola, Erica Raymundo. "O projeto proporcionou a ampliação de nossa visão sobre o leque de possibilidades de ensino e aprendizagem com o aluno em ambientes diferenciados, ou seja, para além das salas de aulas e muros da escola", afirmou a diretora.

Fora dos muros da escola e se aprofundando na comunidade onde está a instituição de ensino está inserida,os alunos puderam sentir e viver um pouco da realidade como uma lupa, observando e registrando pequenos detalhes, conforme disse a fotógrafa Tatiane Pattaro. "Durante o processo de investigação e produção das fotos, os estudantes transformam os muros escolares em fronteiras permeáveis à vida comunitária. Assim, ao mesmo tempo que ampliam a percepção da comunidade sobre a escola, também devolvem a ela uma visão sobre a vida comunitária, sua beleza e problemas" pontuou a educomunicadora.

Conheça o Mais Educação
O projeto InterAÇÃO – VERaCIDADE RECONHECIMETOSO, é um desdobramento do jornal desenvolvido pelos alunos da escola através do Mais Educação, do Ministério da Educação (MEC).

O Mais Educação constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral.

As escolas das redes públicas de ensino estadual, municipal e do Distrito Federal fazem a adesão ao programa e, de acordo com o projeto educativo em curso, optam por desenvolver atividades nos macrocampos de acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.