Linhares participa da campanha estadual pelo desarmamento nesta terça (10) e quarta feira (11)

O município de Linhares sedia nesta terça (10) e quarta-feira (11) a Campanha Itinerante pelo Desarmamento. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) em parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública de Linhares, será realizado das 9 às 17 horas na Praça Nestor Gomes, em frente à agência dos Correios, no Centro.  Para fazer a entrega não é preciso se identificar.

A campanha tem por objetivo o recebimento voluntário de armas, munições e acessórios. Poderão ser entregues armas com ou sem registro e a pessoa que fizer a entrega receberá uma indenização que varia de R$ 150,00 a R$ 450,00.

O objetivo principal da campanha é a retirada de armas de circulação. Durante a realização do evento não será perguntado a origem da arma, se ela foi utilizada em alguma atividade criminosa, quem é o proprietário, ou qualquer outra informação que leve à identificação do dono ou da procedência da arma. Também não será aberta nenhuma investigação contra a pessoa que comparecer ao evento.

Para fazer a entrega, recomenda-se que o interessado passe antes na praça e retire uma guia de trânsito para fazer o transporte da arma. Caso prefira levá-la diretamente, é preciso que a arma esteja sem munição, embalada e, se possível, desmontada.

Esta é a sétima edição da Campanha Itinerante pelo Desarmamento e outras 12 serão realizadas nos demais municípios até o final do ano.  Somente no ano de 2013, houve um aumento de cerca de 100% no número de armas entregues voluntariamente pela população em comparação as edições anteriores.

As ações itinerantes da campanha são realizadas por servidores da Gerência de Integração Comunitária da Sesp e da Secretaria Municipal de Segurança de Linhares. Mesmo com o fim da campanha, dois policiais civis estarão capacitados para receber armamentos no Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Linhares.