Centenário da memória de Caboclo Bernardo: Sexta-feira marcada pela música e animação

O final de semana começou animado na Vila de Regência Augusta. As atrações musicais que se apresentaram nesta sexta-feira, 06, durante a festa do centenário de memória do herói Caboclo Bernardo, contagiaram centenas de pessoas entre moradores e visitantes. Os shows foram iniciados com samba do artista paraibano Chico Salles.

O forró da banda "Fogo na Coisa", que se apresenta tradicionalmente na Vila, não deixou ninguém parado com seu pé de serra. Já a banda de reggae "Cidade do Reggae" trouxe a magia contagiante com canções autorais e grandes sucessos como "Roxane", da banda inglesa The Police, clássicos do rei Bob Marley.

A festa continua neste sábado (7) e domingo (8), com muita música, arte e apresentações culturais. Neste sábado, às 19 horas, haverá apresentação do tradicional "Auto do Caboclo Bernardo", uma dramatização teatral do heroico resgate realizado há mais de 100 anos. Mais tarde a animação ficará por conta da banda Alternativos Reggae, seguido por Lion Jump e depois pelo forró contagiante da banda Simininu.

Um dos pontos altos da desta festa, o tradicional encontro bandas de congo, será realizado na manhã deste, domingo. A recepção  dos conguistas acontece a partir das 7 horas, na pousada da Tia Mariquinha. Este ano, mais de 40 bandas de Linhares e de diversos outros municípios de todo o Espírito Santo confirmaram presença.
 
História
Nascido no ano de 1855, em Regência Augusta, Bernardo José dos Santos, o Caboclo Bernardo, aprendeu desde criança os segredos do rio e do mar, de onde tirava seu sustento como pescador e catraieiro. Exímio navegador, Bernardo entrou para a história no ano de 1887 após arriscar sua vida para salvar uma tripulação náufraga no Pontal do Rio Doce.
 
Era madrugada do dia sete de setembro quando o navio Imperial Marinheiro chocou-se com bancos de areia localizados a 120 metros da praia. A população de Regência se mobilizou para tentar salvar a tripulação, mas pouco se podia fazer por conta do mar violento.
 
Foi quando, ao amanhecer do dia, Bernardo se dispôs a nadar até o navio levando uma corda por onde os tripulantes poderiam vir, um a um, pendurados até à praia. Dos 142 tripulantes, 128 conseguiram se salvar. Bernardo foi condecorado pela Princesa Isabel e recebeu uma medalha de ouro pelo ato de bravura. O herói morreu em 3 de junho de 1914.

Confira a programação:
Sábado (7)
8h ao meio-dia e das 13h às 17 horas: Oficina de construção de casaca
Local: Centro Ecológico
8 horas: Campeonato de Futebol
Local: Campo de futebol (Samuel dos Santos)
10h às 22 horas: Tenda cultural
Local: Em frente à cúpula do Farol
16 horas: Encontro dos Tambores
Local: Saída da Casa de Congo
18 horas: Sarau poético
Local: Em frente à cúpula do Farol
19 horas: Apresentação teatral "Auto do Caboclo Bernardo"
Local: Em frente à igreja
20 horas: show com Alternativos Reggae
Local: Palco
22h: show com a Banda Lion Jump
Local: Palco
Meia noite: Forró Banda Simininu
Local: Palco
 
Domingo (8)
7 horas: Recepção das bandas de congo
Local: Tia Mariquinha
7h às 10 horas: Café da Manhã
Local: Tia Mariquinha
10h às 15 horas: Tenda Cultural
Local: Em frente à cúpula do Farol
11 horas: Almoço
Local: Tia Mariquinha
13 horas: Cortejo das bandas
Local: Principais ruas de Regência Augusta
14 horas: Reunião dos Mestres
Local: Casa de Congo
15 horas: Entrega das premiações às bandas de congo
Local: Palco
16 horas: Encerramento
Local: Praça Caboclo Bernardo