Bandas de congo se preparam para o grande encontro da tarde deste domingo

Regência acordou ainda mais feliz neste domingo (8). Isso  porque, logo mais às 13 horas, a vila será palco do maior encontro de bandas de congo do Espírito Santo.Tambores e casacas de 40 diferentes grupos já confirmaram presença no cortejo. Este ano, uma honraria especial, as bandas receberão uma réplica da medalha Caboclo Bernardo, resgatada pela Prefeitura de Linhares, na Marinha do Brasil, em homenagem à memória do herói.  

Antes mesmo das 7 horas desta manhã, Tia Mariquinha, a anfitriã do encontro, começou a receber os participantes para o tradicional café da manhã de confraternização entre as bandas. Ao lado da neta e visivelmente emocionada, ela relata o orgulho que sente por ser uma das idealizadoras do evento. "Sempre gostei demais do congo. Sou filha de italianos e meu pai era uma pessoa muito rígida, não aceitava que a gente ficasse brincando de congo. Mas, não tinha jeito, toda vez que eu via uma roda, me enfiava no meio dela. Meu amor era muito maior que o medo do castigo", conta sorridente Tia Mariquinha, como alguém que relata uma doce travessura de infância.

Tia Mariquinha, aos 80 e poucos anos como diz, destaca ainda a beleza da união de tantos tambores, casacas e o rodopiar dos conguistas, direcionados pelo mastro de fitas coloridas dos mestres. "É muito lindo, a gente faz muitas amizades, o coração fica feliz demais. E é isso que faz a vida valer a pena", ensina.