Prefeito Nozinho Correa condecora governador Renato Casagrande com a medalha de Caboclo Bernardo

Na tarde da última quinta-feira, 03, a Assembléia Legislativa do Espírito Santo (Ales) realizou na Vila de Regência Augusta uma solenidade em homenagem ao centenário de memória do heroi linharense Caboclo Bernardo.

Durante o evento, foram entregues pelo prefeito de Linhares, Nozinho Correa, réplicas da medalha humanitária, recebida por Bernardo em seu ato de bravura, ao salvar 128 marinheiros do  naufrágio, ocorrido na madrugada de 7 de setembro de1887, do navio da Marinha de Guerra Brasileira, Imperial Marinheiro .

Os homenageados foram o goverandor do Estado, Renato Casagrande,  o vice-presidente da Ales, Luis Durão, e o Capitão de Mar e Guerra do Espírito Santo, comandante Jayme Tavares Alves Filho. "Para a Marinha é uma honra viver esta história. Desde o ato heroico do Caboclo Bernardo a instituição se sente muita grata, porque a coragem dele contribuiu para que a Marinha do Brasil pudesse manter a sua missão", destacou o comandante.

Anfitrião da festa, o prefeito Nozinho Correa destacou a importância do linharense reviver a história deste herói. "É sonho, sorte e amor. Temos de ter orgulho e cuidar com zelo desta medalha, pois ela simboliza a nossa tradição", ressaltou.

O governador Renato Casagrande enalteceu as comemorações. "A festa ao Caboclo Bernardo é uma oportunidade de lembrar de pessoas valentes, que na hora da dificuldade estendem a mão a quem precisa. Estamos carentes de exemplos como esse", afirmou Casagrande.

Líder comunitário de Regência, Fábio Gama reconhece a importancia da solenidade . "Nosso sonho é fazer com que a sociedade realmente perceba o valor desse herói. Que o Espírito Santo, o Brasil e todo o mundo possam conhecer a nossa história. E a presença das autoridades é fundamental para alavancar  essa importância", comemorou Gama.

Uma das idealizadoras do maior encontro estadual de bandas de congo, realizado durante a festa do Caboclo Bernardo,dona Maria Bárbara Garuzzi Pelissari, a nossa Tia Mariquinha, compôs a mesa durante cerimônia, representando a comunidade da Vila. "Há muitos anos participo dessa festa e sempre fico muito feliz. Não podemos deixar morrer nossa tradição", declarou, emocionada.

Ainda durante a solenidade, foram entregues 17 medalhas "Caboclo Bernado", concedidas pela Ales a personalidades  e entidades da sociedade civil organizada que tiveram destaque no campo dos valores sociais. Outras 22 pessoas foram homenageadas com placas, entre elas Dona Inah da Silva Lourenço, moradora de Regência há 71 anos. Ao lado dela, a neta Geessica Lourenço, 20 anos. 

"Achei muito legal. Estou emocionada, pois minha avó é uma mulher muito batalhadora, cuidou de 10 filhos, 19 netos e cinco bisnetos. Não é qualquer um que aguenta essa missão", elogia Geesica.