Centro de Atenção Psicossocial de Linhares (CAPS II) realizou a I Amostra Cultural.

Nesta quarta-feira (09), o Centro de Atenção Psicossocial de Linhares (CAPS II) realizou a I Amostra Cultural. O evento aconteceu no Centro Cultural Nice Avanza e foi aberto a população.

A amostra teve apresentação de teatro, dança coreográfica, momento dos usuários do CAPS II (depoimentos, vídeos dos usuários em eventos, piquenique, reuniões entre outros) e foi encerrada com agradecimentos pela diretora do Centro, Lucinere Ronchetti.

Ainda, produtos confeccionados pelos usuários do centro ficaram expostos durante todo o evento para apreciação e comercialização. Os participantes apreciaram artesanatos como árvores de natal feitas de balas, flores de meias, bijuterias, panos pintados e bordados, telas entre outros.

O evento contou com a presença do prefeito de Linhares, Guerino Zanon, que ressaltou a importância de investimentos na área social. ?Vejo os projetos sociais, a inclusão social como prioridade e vou continuar trabalhando nesses projetos. Este ano foi de muita dificuldade para esta administração pela queda na arrecadação, mas nenhum projeto social ficou desamparado porque gostamos de cuidar da nossa gente?, ressaltou o prefeito de Linhares. Também esteve presente na amostra o Presidente da Câmara de Linhares, Ivan Salvador e demais autoridades.

Sobre o CAPS:

O Centro de Atenção Psicossocial de Linhares (CAPS II) é um Centro de referência e tratamento de pessoas que sofrem com transtornos mentais, Severos e Persistentes, oferecendo cuidados clínicos de reabilitação psicossocial, com objetivo de substituir o modelo hospitalocêntrico, evitando as internações e favorecendo o exercício da cidadania e da inclusão Social dos usuários e de suas famílias.

O CAPS II é mais um projeto implantado pela Prefeitura Municipal de Linhares por meio das secretarias municipais de Saúde e Ação Social.

Objetivo:

Oferecer atendimento à população de sua área de abrangência, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Quem pode ser atendido no CAPS?

As pessoas atendidas no CAPS são aquelas que apresentam intenso sofrimento psíquico que lhes impossibilita de realizar seus projetos de vida. São preferencialmente pessoas com transtornos mentais severos e/ou persistentes, ou seja, pessoas com grave comprometimento psíquico.

Os usuários do CAPS podem ter tido um longo histórico de internações psiquiátricas, podem nunca ter sido internados ou podem ter sido atendidos anteriormente por outros serviços.

Para ser atendida no CAPS a pessoa pode procurar diretamente o serviço ou ser encaminhado por qualquer serviço de saúde. A pessoa pode ir sozinha ou acompanhada, devendo procurar preferencialmente o CAPS que atende a região onde mora e agendar uma triagem.

Em casos de pessoas que se encontra isolada, sem condições de acesso ao serviço, ela poderá ser atendida por um profissional da equipe do CAPS em casa, de forma articulada com as equipes de Saúde da Família local. Para isso deverá ser feita a solicitação ao CAPS.

Faixa etária de atendimento

Foi preconizado no município de Linhares o atendimento na faixa etária de 16 a 65 anos de idade, sendo que cada caso é estudado.

CAPS II de Linhares

O CAPS II de Linhares fica localizado na avenida Vasco Fernandes Coutinho, no bairro Interlagos. O telefone para contato é o (27) 3371 – 8453.