Moradores de Humaitá comemoram inauguração de Unidade de Saúde

"Vejo um futuro melhor para as pessoas daqui. O atendimento vai ficar muito melhor e nos sentimos lembrados", afirma Gilson Ferreira da Silva, de 27 anos, morador de Humaitá há 13 anos. Segundo ele, a obra sempre foi muito esperada pela população local. Neste sábado, 26 de abril, às 9h, a primeira unidade de saúde completa da região será inaugurada, com direito a diversos serviços gratuitos.

Para Regiane Alves dos Santos, trabalhadora rural e fiscal na Associação de Moradores de Humaitá, 38 anos, a principal novidade será a presença de um dentista na unidade. "Sempre que precisávamos de dentista, tínhamos que andar 38 km até Linhares em busca de atendimento. Só em saber que isso vai acabar já ficamos muito felizes", diz. Além de dentista, a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Humaitá terá um clínico geral, um enfermeiro, auxiliares de odontologia e de enfermagem, atendentes e serventes.

"Essa unidade atenderá as pessoas que moram em assentamentos por aqui e os trabalhadores rurais da região. Creio que haverá mais oportunidades de emprego com essa novidade", aponta a comerciante Bruna Félix, de 22 anos. A nova UBS conta com três consultórios médicos, sala de lavagem e esterilização, almoxarifado, administrativo, farmácia, recepção, auditório, sala de vacinação, sala de curativo, sala de nebulização, área de descanso, copa-cozinha, dois banheiros masculinos, dois banheiros femininos, banheiro para consultório e área de serviço. O investimento na obra passa dos R$ 800 mil.

Ainda no sábado (26), uma Ação de Cidadania levará diversos serviços gratuitos à população da região, como emissão de documentos e orientação jurídica, oficinas de artesanato e lazer para as crianças. A Unidade de Saúde de Humaitá começa a funcionar na segunda-feira (28), das 7 às 17h, estando aberta sempre de segunda a sexta. Crianças entre 6 meses até menores de 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, mulheres com bebês recém-nascidos até 45 dias após o parto, povos indígenas e portadores de doenças crônicas da região já poderão se vacinar contra gripe por meio da Campanha Nacional de Vacinação que vai até 9 de maio.