Educação para Surdos: Linhares conta com salas de recursos multifuncionais para atender alunos

Comunicação é uma ação comum, é o ato de receber e passar informação com algum objetivo. Uma criança surda que não consegue se comunicar, não consegue fazer coisas simples como, por exemplo, pedir água ou comida. Em Linhares, limitações assim tem deixado de fazer parte da vida de alguns estudantes da rede municipal de ensino. Como forma de registrar a importância do assunto e valorizar as pessoas envolvidas no processo, nesta semana é comemorado o Dia Nacional da Educação para Surdos (23 de abril) e também o dia em que a Lei 10.436 foi regulamentada (24 de abril). O texto da lei pode ser conferido aqui http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm

Segundo Jaqueline Duque, professora bilingue e formadora do curso de Libras da Secretaria de Educação, Linhares é uma referência na educação para surdos no Norte do Espírito Santo. "Dou aula em outros municípios da região e percebo que Linhares é a cidade com melhor estrutura e profissionais qualificados para a educação de crianças surdas", conta Jaqueline. A Secretaria Municipal de Educação, por meio de parceria com o Ministério da Educação, instalou 17 salas de recursos multifuncionais.

Mãe de um estudante de 6 anos, Patricia Scarpati participa dos cursos de formação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) oferecidos gratuitamente em Linhares. "Meu filho é acompanhado por professores bastante dedicados e competentes. Para aprender a me comunicar com ele fiz o curso de Libras e nossa relação melhorou integralmente. Agora, posso entender boa parte das necessidades dele", diz a jovem que tem o filho matriculado na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Castelo Branco.

Formação é peça fundamental

O trabalho diferenciado, que teve início em 2003 na Sociedade Pestalozzi de Linhares, já tem trazido mudanças nas vidas dos alunos e pais. Jaqueline conta um caso em que os pais não conseguiam se comunicar com o próprio filho. "Teve uma família que o filho não comia e nem bebia porque ele não conseguia falar com a mãe, que ficava preocupada. Hoje, um ano depois de o filho ter começado a estudar e a mãe ter começado a participar da formação em libras, ela admira a capacidade e as coisas que o filho pode fazer", diz Jaqueline.

Além da estrutura física, os professores têm curso de formação oferecido pela Secretaria Municipal de Educação. Atualmente, a rede municipal de educação tem 15 profissionais bilingues qualificados, instrutores surdos e intérpretes. O curso de formação é voltado para professores, mas há cotas para que pais e pessoas que não trabalham na rede educacional participem. Com profissionais qualificados, salas equipadas e aulas no mesmo ambiente, junto com os alunos que não são surdos, Linhares pode ser orgulhar de ter uma educação inclusiva de qualidade. como disse a professora Jaqueline, "Não é estar junto, é estar com!", finaliza.