Alunos de escola da comunidade de Agrovila visitam uma biblioteca pela primeira vez

A manhã desta quarta-feira, dia 16, foi de grandes descobertas a 42 alunos da Escola Pluridocente Municipal José Cândido Durão, na comunidade de Agrovila, há 37 km de Linhares. Uma visita à Biblioteca Pública Municipal "Antônio Azevedo Lima", no Centro, apresentou o universo da leitura às crianças de 6 a 11 anos, estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. A maioria deles nunca tinha visitado uma biblioteca.

"Aqui é lindo. Quero vir mais vezes!", diz o pequeno Emerson Vieira Peixoto, de 10 anos, que pela primeira vez visitava uma biblioteca. "Tem um monte de livro legal aqui. Gostei muito dos que falam dos carros e as esculturas lá fora também são legais", diz ele, em referência aos monumentos da Praça 22 de Agosto, onde a biblioteca fica localizada. A quantidade de obras também chamou a atenção de Eduardo Francisco Santos, de 9 anos. "É muito livro! Tem que vir um monte de vezes pra ver tudo!", explica.

A ação foi pensada e executada pela equipe da escola para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado no dia 18 de abril. "Trouxemos todas as nossas turmas para conhecer esse mundo tão rico, que é o da literatura. No caminho, víamos o brilho nos olhos deles e nos emocionávamos", conta a diretora da escola Débora Castro Alves, que planejou a visita por cerca de um mês.

Segundo a diretora da biblioteca, Alessandra Pandolfi Machado, muita gente ainda não conhece o espaço. "Ainda recebemos visitantes que moram aqui na sede e não conheciam a ampla biblioteca que temos à disposição da população. É sempre um prazer poder apresentar o mundo da leitura às pessoas, ainda mais quando são crianças que nunca tiveram essa oportunidade. Recebemos até mesmo escolas de outras cidades", afirma.

Biblioteca funciona de segunda a sábado

Atualmente, a Biblioteca Pública Municipal "Antônio Azevedo Lima" funciona de segunda a sexta-feira, das 6 às 22h e aos sábados, das 7h ao meio-dia. A biblioteca conta com um acervo de 23 mil livros entre títulos de literatura brasileira, internacional, capixaba, infantil, romances, livros acadêmicos de Administração, Direito, Ciências Aplicadas e livros para concursos e faz em média 1.200 atendimentos por mês. As obras de referência estão à disposição dos usuários que têm livre acesso às estantes e podem contar com a ajuda dos funcionários para pesquisas no local, além de 10 computadores para pesquisas na internet (além de internet sem fio). 

A biblioteca também faz empréstimos de até três livros por um período de 10 dias. Os interessados devem possuir a carteirinha de usuário da biblioteca. Quem quiser requisitar a carteirinha deverá levar um documento pessoal e um comprovante de residência. A carteirinha é gratuita e disponível para usuários de todas as idades.