Prefeitura conclui projeto de lei que regulamenta a Guarda Municipal de Linhares

Falta pouco para a Guarda Municipal de Linhares ser oficialmente reconhecida. O projeto de lei que regulamenta a Guarda foi encaminhada na última quarta-feira (19) para o Sindicado dos Servidores Públicos Municipais (SISPML). O material foi produzido pela Secretaria de Cidadania e Segurança Pública e prevê uma série de melhorias e garantias para a corporação. Se o Sindicato concordar com o texto, o projeto será encaminhado pelo prefeito Nozinho Correa para a Câmara Municipal.

Segundo o secretário Washington Monteiro, com a aprovação do projeto pela Câmara, a Guarda Municipal de Linhares poderá contar com uma série de melhorias que vão desde a capacitação do profissional até o reaparelhamento do profissional.

"Assim que a lei for sancionada, a Guarda estará oficialmente regulamentada e amparada por lei. Desta forma, poderemos investir em capacitação, treinamento em técnicas de auto defesa, técnicas de abordagem e imobilização, entre outras. Além disso, ficará mais fácil equipar os servidores com coletes à prova de balas e também armas não letais. Estamos fazendo pela Guarda, em apenas um ano e três meses de governo, tudo aquilo que não foi realizado em mais de 40 anos", afirmou Washington.

Entre as armas não letais que a Guarda Municipal poderá usar estão as pistolas elétricas. São armas que disparam uma descarga elétrica de alta tensão capaz de imobilizar temporariamente uma pessoa. Segundo Washington Monteiro, o Governo do Estado já sinalizou de forma positiva a entrega de 40 pistolas elétricas que serão entregues à Guarda assim que a corporação estiver devidamente treinada e capacitada.

Outra mudança que virá com a aprovação da lei será a possibilidade de criar grupamentos Escolar e de Meio Ambiente. Atualmente a Guarda trabalha apenas em grupamentos Patrimonial de Operacional.