Educação inicia a distribuição de data show e tela de projeção às escolas de Linhares

A Secretaria Municipal de Educação de Linhares iniciou a entrega de aparelhos de data show e tela de projeção nas escolas de Linhares, um investimento na ordem de R$ 1,150 milhão. A primeira unidade de ensino a receber do prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, e da secretária de Educação, Maria da Penha Valani Giuriato, foi a Emef Adelson Del’Santo, no bairro Nova Esperança. Na segunda-feira (19/6), começará a entrega dos 300 equipamentos que serão distribuídos entre as escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da zona rural e urbana até o final do mês de julho.

O diretor da escola, Lincoln Batista Damasceno, comentou que o recebimento de 10 aparelhos de data show e de 10 telas de projeção, atenderão os quase 1,1 mil alunos matriculados na escola.

“Esse é avanço significativo para nossa escola. Quando se pensa em educação, os recursos que são utilizados para agregar no ensino são de extrema importância. Conforme a educação vai mudando, a forma de aprender muda também. Os alunos são muito visuais e tecnológicos, então quanto mais recursos tivermos para agregar no ensino-aprendizagem melhor”, disse o diretor.

A secretária de Educação, Maria da Penha Valani Giuriato, informou que cada escola receberá o equipamento para otimizar as atividades escolares e administrativas. “O data show é uma ferramenta de extrema valia pedagógica para os professores, pois permite trabalhar com projeções de animação e imagens, proporcionando aulas mais dinâmicas para os nossos estudantes. Precisamos a cada dia tornar a escola mais atrativa, e esta ferramenta é uma excelente aliada neste processo”, comentou a secretária.

O professor de Ciências, Herinque Ferreira da Cruz, celebrou a chegada dos equipamentos na escola. “Nossa sociedade está evoluindo e estamos na cultura digital, e, nada mais importante a gente se atualizar. E a cultura digital possibilita um melhor desenvolvimento do aluno, por meio de atividades diferenciadas em sala de aula, com as videoaulas, por exemplo”, falou o professor.

O prefeito Bruno Marianelli relatou que os equipamentos vão contribuir com o processo de aprendizagem dos alunos. “Com essa entrega damos continuidade ao projeto de melhoria do ensino na rede municipal. Já entregamos computadores para profissionais da educação e tablets para alunos, e agora os aparelhos de data show e as telas vêm para somar na transmissão dos conteúdos dos professores em sala de aula. Essas são ferramentas que contribuem no processo de ensino-aprendizagem dos alunos”, frisou o prefeito.

Os alunos do 5º ano, com a professora regente Jackeline Santana José, fizeram um recital da literatura de Cordel, um projeto que está sendo desenvolvido em sala de aula.

Primeiras escolas atendidas

As primeiras escolas a receber serão os Ceims Adagmar Pinto Santos; Agnelo Guimaraes; Alegria do Saber; Amigos do Saber; Angela Maria Giovanelli; Angelina Scandian; Antônio Aprígio; Aristides Pinto Caldeira; Branca de Neve; Chapeuzinho Vermelho; Crescer; Enock de Freitas; Geny Ribeiro; Giovani Paulo Meira; Ilídia Rosa de Almeida; Jocafe; José Elias; Manoel Farias; Mariana Batista Pompermayer; Olga Bortot Molina; Perpétua Maria dos Anjos; Reino Mágico; Rio Doce; Rotary Clube; Santa Rita de Cássia; Therezinha Durão; eValdir Gabriel.

As Emefs que também serão atendidas nesta primeira etapa serão: Adelson Del Santo; Caboclo Bernardo; José Modeneze; Maria Sousa Matias; Prefeito Roberto Calmon; Zeferino Batista Fiorot; Profª Eliana Corrêa Pinafo; Cid Adalberto dos Reis; Elza Roni Scarpati; Profª Maria da Penha Pazito Ventura; Samuel Batista Cruz; e a EMEFM Marília de Rezende S. Coutinho.