Plano Diretor Municipal: Audiência Pública reúne centenas de moradores

A população, entidades municipais e autoridades que participaram da Audiência Pública do Plano Diretor Municipal (PDM) de Linhares conheceram as diretrizes propostas pela equipe da prefeitura formada por arquitetos, engenheiros e a Secretaria de Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Mais de 500 pessoas acompanharam a audiência realizada nesta quinta-feira, 20, no auditório do SESI, no bairro Aviso.

Até a formação das sugestões de alteração para o PDM de Linhares, o secretário de Desenvolvimento, Rodrigo Paneto, e equipe, conversaram com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano; Federação de Associação de Moradores de Linhares (Famol) e todos os presidentes de associação de moradores do município; membros da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Linhares;e  Associação para o Desenvolvimento de Linhares (ADEL). As análises e discussões duraram um ano e dois meses.

Foram apresentados assuntos ligados à Lei de Uso e Ocupação do Solo Urbano do Município, Código de Postura da Cidade e o Código de Obras de Linhares. Os participantes tiveram espaço para sugerir mudanças e questionar o material apresentado. Todas as questões levantadas pela assembléia serão analisadas pela equipe que coordena o PDM. As propostas apresentadas pela prefeitura e as sugestões discutidas com os cidadãos serão transformadas em um documento que será enviado à Câmara Municipal.


"Pela primeira vez na história do município houve um Plano Diretor Municipal realmente discutido com os cidadãos. O texto da proposta contém sugestões efetuadas, por exemplo, pelas associações de moradores e ADEL. Agora o município possui um balizador para seu crescimento, no curto, médio e longo prazo. Agradeço a todos que contribuíram com a construção deste importante plano para a cidade" , diz o secretário Rodrigo Paneto.

Confira algumas sugestões apresentadas na audiência:

Rodovia Norte Sul: via com 3.270 metros que liga o bairro Três Barras ao Canivete. A pista terá ciclovia e espaço para caminhada.

Via arterial de acesso rápido: vai ligar a avenida João Felipe Calmon, no Centro, ao bairro Colina.

Ponte que liga o Interlagos ao Aviso: Avenida Vasco Fernandes Coutinho à rodovia estadual que liga a sede de Linhares ao balneário.

Definição de perímetro urbano nos distritos: comunidades do interior como Japira, Chapadão das Palminhas, Desengano e São Rafael passam a ter definição de perímetro urbano. Dessa forma, a prefeitura terá parâmetros para organizar, fiscalizar e levar cidadania aos moradores dessas regiões.

Ampliação do polo moveleiro: com a ampliação, o governo vai criar o polo da micro e pequena empresa. O objetivo é levar as empresas instaladas nos bairros para o novo espaço.

Zonas de Interesse Social: foram determinados espaços para construção de imóveis populares (Minha Casa Minha Vida).

Zoneamento Industrial: fica determinado que às margens da rodovia que liga a sede ao Pontal do Ipiranga serão autorizadas indústrias leves, não poluentes. Já às margens da BR 101, do Canivete a Sooretama, serão permitidas também industriais não poluentes.

Anel Viário: fica definido um anel viário destinado a retirar o grande fluxo de veículos da BR 101 do perímetro urbano do município. O anel será iniciado a 8 km ao leste na estrada do Pontal do Ipiranga e termina na divisa com Sooretama.