Estudantes de Linhares criam Projeto de Lei com estratégia de combate à dengue

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Samuel Batista Cruz – CAIC, do bairro Interlagos, estão estudando desde o início deste ano letivo as propriedades de um vegetal capaz de afastar mosquitos, inclusive os da dengue. A citronela é um repelente natural. Seu aroma mantém os insetos longe e isso chamou a atenção dos estudantes. Munidos desta informação, eles estão montando um Projeto de Lei que autorizaria o município a investir na produção e distribuição de mudas da espécie com foco no combate à dengue.

Os estudantes têm feito experiências no laboratório da escola para produzir essências e velas aromáticas de citronela, tudo utilizando o poder repelente da planta. Os testes seguem a todo vapor, já que, em breve, a Câmara de Vereadores de Linhares visitará a escola para conhecer o teor do projeto. Os experimentos serão exibidos, juntamente com o Projeto de Lei, de 2 a 5 de abril, durante a GranExpoNorte 2014. Dentro do evento, haverá uma Feira Escolar em que alunos das mais diversas instituições de ensino da cidade exporão pesquisas relacionadas a um tema específico, que neste ano é a sustentabilidade.
De acordo com o coordenador da Feira, Paulo Randow, o objetivo é fomentar iniciativas que ultrapassem os muros da escola, tenham envolvimento da comunidade e tragam benefícios para a população. A Feira Escolar da GranExpoNorte 2014 contará com a participação de 17 escolas de municípios como Linhares, Sooretama e Aracruz. Cada instituição trabalha desde o ano passado com temas voltados à sustentabilidade.
 
Entre os projetos abordados nesta edição, além do plantio de citronela, destacam-se a produção de tijolo ecológico, aproveitamento de cascas de alimentos na culinária, biodigestor para aproveitamento de resíduos úmidos, utilização de resíduos da indústria moveleira para artesanato e utensílios, ciclo produtivo do mamão, compostagem como aplicação dos 5R da reciclagem e produção de florestas renováveis. Ao todo, estima-se que 15 mil alunos estão envolvidos nos preparativos para a Feira Escolar. Durante o evento, a expectativa é que mais 30 mil pessoas visitem o espaço destinado à apresentação dos projetos de pesquisa dos estudantes.

GranExpoNorte & Brasil PapayaFest

Faltando menos de 15 dias para o início do evento, o trabalho de preparação no Parque de Exposições de Linhares segue em ritmo intenso. O Pavilhão Central e os pavilhões adjacentes da Sustentabilidade, da Feira Escolar e da Aquicultura já estão de pé. A área dos auditórios está sendo montada ao lado dos 14 canteiros que demonstrarão tecnologias agrícolas ao público. A área de provas equestres e a área da pecuária também já estão sendo preparadas.

A Exposição Agropecuária Norte Capixaba, GranExpoNorte, e o Festival Nacional do Mamão, Brasil PapayaFest, ocorrem da quarta-feira, 2 de abril, ao sábado, 5, com entrada gratuita. De quarta a sexta, das 14 às 18h, haverá programação para convidados especialmente direcionada a produtores rurais, técnicos, estudantes e participantes pré-inscritos em palestras, oficinas e minicursos (inscrições abertas aqui: http://goo.gl/fyl4Zp. Das 18 às 22h, a feira é aberta ao público, assim como será no sábado, das 10 às 22h.

O evento é realizado pelo Sindicato Rural de Linhares, pela Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex), tem como principal apoiadora a Prefeitura de Linhares, através da Secretaria Municipal de Agricultura; a promoção é do Governo do Estado do Espírito Santo, da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/ES); a organização é da GranExpoES.