Feira em Linhares: Brasil PapayaFest vai envolver toda cadeia produtiva do mamão no país

Sucesso em sua primeira edição, o 2º Festival Nacional do Mamão, Brasil PapayaFest, acontece entre os dias 02 e 05 de abril, no Parque de Exposições de Linhares, e envolverá toda a cadeia produtiva do mamão do país, desde os produtores, passando pelos técnicos e empresários até os consumidores. O que representa o fortalecimento do setor, e uma importante troca de experiências sobre técnica de cultivo e aspectos de mercado.

Franco Fiorot, Diretor Executivo da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Papaya, BRAPEX, diz que as expectativas da associação são as melhores. "Esperamos com o Festival Nacional do Mamão contribuir para a evolução da produção regional, incentivar as boas práticas na produção da fruta e o relacionamento entre produtores e empresários do setor, além de promover negócios, fortalecer a associação e o segmento em geral e promover a valorização dos produtores", conclui Franco.

Realizado em paralelo à GranExpoNorte, o Brasil PapayaFest será palco de negócios, debates técnicos, intercâmbio, além de programação técnica com presença de palestrantes renomados. Novidade para esta edição será a área plantada da fruta, no local do evento, para demonstração de tecnologia aplicada na cultura. GranExpoNorte e Brasil PapayaFest acontecem de 2 a 5 de abril no Parque de Exposições de Linhares.

Áreas cultivadas

No Espírito Santo, o município de Pinheiros se destaca, sendo o maior produtor de mamão do Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Linhares ocupa a 4º colocação, São Mateus a 5º, Montanha 6º, Sooretama 10º, Pedro Canário 19º e Jaguaré 22º, são os outros municípios entre os maiores produtores da fruta no Brasil.

Exportações

Em 2013 o setor registrou acréscimo nas exportações. Para a Brapex, o principal motivo foi a valorização do dólar e do euro. Outro fator foi a elevação da qualidade da fruta, em especial a variedade Formosa cultivada no Nordeste. Para 2014, a expectativa é de contínuo aumento das exportações com a manutenção da valorização do dólar frente ao real.