Plano Estratégico de Desenvolvimento: Secretários do município participam de Workshop Agenda 2030

Os secretários municipais da Prefeitura de Linhares participaram do Workshop Agenda 2030 realizado na manhã desta quinta-feira, dia 20, na Faculdade Pitágoras, no Araçá. O encontro foi idealizado para apresentação do Plano Estratégico de Desenvolvimento 2030, realizado pela Associação para o Desenvolvimento de Linhares (Adel).

Para definir os projetos prioritários para a região nos próximos anos, foi desenvolvido um diagnóstico sobre as potencialidades da cidade que podem atrair importantes investidores. Além dos secretários, estiveram presentes empresários, demais gestores públicos e formadores de opinião. Todos contribuíram com ideias que ilustram Linhares em 2030.

Lançado em novembro do ano passado, após três meses de pesquisa e levantamento de dados, a equipe de trabalho realizou a penúltima etapa do estudo: ouvir os atores envolvidos na condução da cidade. O ponto de partida do workshop foi a apresentação do diretor da Futura, Orlando Caliman, que mostrou um pouco da análise feita até aqui, em parceria com a Ivista, que traz pesquisas quantitativas e qualitativas sobre o cenário sócio econômico da cidade.


Grupos de trabalho

Após tomar conhecimento do plano, os participantes se dividiram em sete grupos de trabalho para debater os seguintes temas: desenvolvimento econômico; meio ambiente; uso e ocupação do solo; infraestrutura e logística; educação, cultura, esporte e lazer; saúde e proteção social; segurança e gestão pública. A expectativa é concluir o planejamento até a primeira semana de abril. O próximo passo será o acompanhamento da execução das ações iniciais.