Mistura de congo e maracatu promete agitar fim de semana em Regência

Instrumentos como tambores, casaca e gonguê serão misturados ao som de guitarras, baixo elétrico, bateria e percussão durante a performance afro-brasileira da banda Os Lopas. O grupo se apresenta neste domingo, 23, a partir das 19h, durante o festival Ondas Sonoras, em Regência. O encontro trará a banda Tribo de Jah como uma das principais atrações da noite.

Em suas letras, Os Lopas abordam acontecimentos que se destacaram dentro cenário histórico do Espírito Santo abordando também as questões sociais, a preocupação com a natureza, os pontos turísticos e a cultura em geral capixaba e de outras regiões do país. Além de congo e maracatu, o grupo é conhecido também passear por ritmos como Rock, Samba, Rap, Soul e, até mesmo, Funk. O grupo toca acompanhado de um DJ.

Na próxima sexta (21), sábado (22) e domingo (23), a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com a Prefeitura de Linhares, realiza o Festival Ondas Sonoras em Regência. O projeto conta com atrações locais e nacionais. Além d’Os Lopas, os destaques do festival são as bandas Tribo de Jah, e Alternativos Reggae, além das manifestações do congo e o tradicional Trio Fubica. O evento tem entrada gratuita.

Caboclo Bernardo
Aproveitando o gancho do Festival Ondas Sonoras, Regência celebra o centenário do Caboclo Bernardo com uma tradicional festa. Popularmente conhecido como herói, Bernardo José dos Santos, nativo da vila, consagrou a história capixaba com sua bravura e destemor. No ano de 1887, uma noite de tempestade com mar revolto, o Cruzador Imperial Marinheiro, que se dirigia a Abrolhos, chocou-se contra o pontal sul da barra do Rio Doce, a cerca de 120 metros da praia da vila de Regência.

A população de Regência mobilizou-se para tentar auxiliar a tripulação do cruzador que naufragava, mas pouco se podia fazer por causa do mar violento. Ao amanhecer do dia, Bernardo se dispôs a nadar até o navio levando um cabo de espia, por onde os tripulantes poderiam vir um a um, pendurados, até a praia. Bernardo lançou-se quatro vezes ao mar, sendo arremessado de volta à terra pelas ondas. Na quinta tentativa, obteve sucesso e o cabo foi amarrado ao navio.

Bernardo, ao lado de três marinheiros do navio de guerra, participou de todo o processo do resgate, acompanhando os náufragos até a praia num pequeno bote amarrado ao cabo. Graças aos esforços de todos, após cinco horas de luta, dos 142 tripulantes do "Imperial Marinheiro" salvaram-se 128. Não há registro se os corpos das 14 vítimas fatais foram ou não encontrados posteriormente.

Serviço:
Festival Ondas Sonoras

Dias 21 (sexta) e 22 (sábado): Congo e Trio Fubica
Dia 23 (domingo): Tribo de Jah, Os Lopas e Alternativos Reggae
Horário: 19 horas
Local: Regência Entrada Franca