Pós-chuvas: Engenheiros fazem diagnóstico dos estragos causados pela enchente

Equipes formadas por engenheiros e técnicos de edificações de uma empresa contratada pelo Governo do Estado realizam, em Linhares, um diagnóstico dos estragos causados pela maior tragédia climática do Espírito Santo. O grupo já vistoriou mais de 10 comunidades da zona rural e litorânea do município. Eles recebem o suporte da Secretaria Municipal de Obras.

A engenheira civil, Laudicéia Sepulcro, é quem coordena as ações em Linhares. Nessa primeira fase, a empresa será responsável em fazer um levantamento dos prejuízos causados nas vias – estradas principais e vicinais, desmoronamento de terras, destruição de pontes e bueiros – e preparar um diagnóstico. Em seguida, fará um plano de trabalho que será enviado ao Instituto de Obras Públicas do Estado do Espírito Santo (IOPES).

"Fomos contratados pelo Governo do Estado, que decretou situação de emergência em virtude das chuvas, para darmos suporte aos municípios. Vamos enviar nosso relatório para o IOPES. A partir daí, o Estado vai buscar recursos com o Governo Federal para reconstruir os municípios atingidos. Se necessário, também trabalharemos na elaboração dos projetos de reconstrução", frisa Laudicéia.

Os profissionais visitaram nove distritos e bairros da sede: Desengano; Bebedouro; Rio Quartel; São Rafael; Farias; Guaxe; Pontal do Ipiranga; Povoação; e Regência. Segundo ela, o distrito de São Rafael foi a localidade onde os técnicos encontraram mais problemas. "O solo em São Rafael ficou muito encharcado. Hoje, nosso foco está concentrado naquela região que foi bastante prejudicada pelas chuvas", informa a engenheira.