Multas por estacionar em local proibido caem 89% em três meses

Desde que o trânsito em Linhares foi municipalizado, em novembro do ano passado, o número de ocorrências ligadas a estacionamentos irregulares no município caiu 89%. Os dados são do Departamento Municipal de Trânsito, órgão ligado à Secretaria de Cidadania e Segurança Pública, e reflete uma mudança no comportamento dos motoristas.

"Em novembro aplicamos 181 referentes a estacionamentos irregulares. No mês seguinte, o número caiu para 125 e agora em janeiro, até o presente momento, apenas 20 multas foram aplicadas. Isso mostra que o motorista está se conscientizando de que é preciso obedecer às leis de trânsito", explicou o diretor do Departamento de Trânsito, Geraldo Cruz Filho.

Outro dado que as estatísticas do setor revelam é que também houve uma queda geral no número de infrações de trânsito e também no número de veículos rebocados. Em novembro, os agentes de trânsito aplicaram 638 multas. Em dezembro, época de grande movimento no centro de Linhares, o número cresceu para impressionantes 989 infrações. Já em janeiro, a quantidade de multas aplicadas caiu para 273.

Em relação a veículos rebocados por motivo de infração das leis de trânsito, o município registrou em novembro 43 casos. Em dezembro, apesar do grande movimento de veículos por conta das festas de fim de ano, o número de veículos apreendidos caiu para 25.

Com base no banco de dados do Departamento de Trânsito, do total geral de multas aplicadas, a maior parte é referente ao não uso do cinto de segurança, com 47% dos casos registrados. Em segundo lugar vem falar ao celular estando ao volante, com 26%. Em terceiro lugar está o estacionamento irregular, que representa 11% do total global de multas aplicadas.

O Departamento de Trânsito pede aos motoristas que cumpram as leis de trânsito previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e que a área de atuação dos agentes é em todo o município, e não apenas no centro da cidade. Sendo assim, motoristas que cometem irregularidades ao volante serão autuados independente do bairro ou região onde a infração ocorrer.