Pontal do Ipiranga: Agentes visitam 1.553 casas e estabelecimentos em mutirão contra dengue

Da última quinta-feira, 16, ao sábado, 18, a Prefeitura de Linhares, por meio da Superintendência Especial de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, realizou mutirão contra a dengue no balneário de Pontal do Ipiranga. Um grupo de 35 agentes trabalhou das 7h30 às 13h30 durante os três dias visitando residências e estabelecimentos do balneário.

Ao todo, 47 focos foram encontrados nos 1.553 pontos visitados. Muitas casas estavam fechadas, o que dificultou o trabalho de vistoria. Em 953 foi possível, ao menos, entrar no quintal, porém, em mais de 500 casas o acesso foi impossibilitado por estarem completamente fechadas.

Segundo a superintendente especial de Vigilância em Saúde, Ana Maria Teixeira, a ação mostrou que os moradores do balneário estão empenhados em combater a dengue. "Devido às fortes chuvas e alagamentos na região, as próprias pessoas procuravam a equipe para entrar em suas casas e se mostraram mais preocupadas com a doença", afirma.

Ações contra a dengue continuam

Nesta semana, agentes de endemias estão visitando casas, identificando e destruindo possíveis focos do mosquito nos bairros Centro, Planalto, Conceição, Novo Horizonte, Interlagos, Shell e em Rio Quartel e Rio do Norte. Nos bairros Interlagos, Aviso e São José, está sendo aplicado inseticida por meio de nebulizador  portátil motorizado, para eliminação de mosquitos.
 
Nos bairros da sede municipal e em Bebedouro, imóveis como borracharias, cemitérios e canteiros de obras serão inspecionados até a sexta-feira, 24. Ainda nos bairros da sede municipal, o plano da Superintendência Especial de Vigilância é realizar visitas domiciliares e palestras sobre combate à dengue.