Até o final do mês, Pontal do Ipiranga já estará pronto para receber turistas

Secretários municipais e representantes de moradores e comerciantes de Pontal do Ipiranga se reuniram ontem à noite (16) no balneário para discutir as ações do município na recuperação do local e também sobre o início da programação do Verão 2014. Para a prefeitura, até o final do mês Pontal do Ipiranga já estará com os níveis de infraestrutura em condições de receber turistas. Já os shows vão depender de uma nova planilha financeira do município.

Segundo o secretário de Turismo de Linhares, José Carlos Fiorot, a programação do Verão 2014 ainda precisa passar por uma análise financeira, uma vez que a prioridade de investimento dos recursos do município é a reconstrução de tudo que foi destruído pelas chuvas. No entanto, Fiorot acredita que será possível uma boa programação.

"Além da questão financeira, temos ainda o problema da agenda dos artistas. Muitos já não têm espaço livre para os finais de semana mais badalados. Mas vamos nos empenhar ao máximo para montar uma programação de qualidade, pois nossas praias são muito bonitas e merecem uma atenção especial. Assim que a nova programação for definida, faremos um comunicado oficial", garantiu o secretário.

Outro problema que será superado é o abastecimento de água. Segundo o diretor do SAAE, Ademir Lima, até o final do mês as máquinas que bombeiam água para o balneário já estarão operando com capacidade suficiente para atender a população flutuante, que na alta estação chega a ser de 10 a 20 mil moradores.

"No pico do verão do ano passado, o SAAE precisou bombear 58 litros de água por segundo. Com os problemas causados pelas chuvas, estamos bombeando hoje apenas 25 litros, proveniente de um poço artesiano. Mas até o final do mês vamos reativar outro poço e reconstruir a rede elétrica para ativar a casa de bombas que fica perto do Riozinho. Com isso teremos capacidade de bombeamento máximo de 65 litros por segundo, que era nossa capacidede original antes de sermos abalados pelas enchetes" explicou Ademir.

Já o secretário de Serviços Urbanos, Wilson Reis, garantiu que equipes de limpeza estarão até o final de janeiro trabalhando na limpeza pesada do balneário. "As máquinas ficarão em Pontal para fazer a limpeza e o recolhimento de entulho. Temos muito serviço para fazer, mas não vamos parar até limparmos tudo", afirmou Wilson.