Parceria entre prefeitura, Bandes, SEBRAE e ADERES oferece ajuda a comerciantes do Pontal

Os comerciantes do balneário de Pontal do Ipiranga receberão uma importante ajuda na reconstrução pós-chuva. A Prefeitura de Linhares por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio em parceria com o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) realizará um mutirão no local na próxima quarta-feira, 22.

Na ação, os comerciantes que tiveram prejuízos por causa da enchente de 2013 terão acesso a crédito emergencial com juros de 6% ao ano e carência de 12 meses. "O BANDES oferecerá aos comerciantes de Pontal do Ipiranga uma linha de crédito diferenciada com prazo estendido para financiamento de capital de giro. Não serão cobradas nem tarifas de análise nem de cadastro. Também não será necessário o reconhecimento de firma. Tudo para facilitar que o empresário possa se reerguer", afirma a gerente de relacionamento do BANDES, Adriana Pessotti Rangel.

Por meio do SEBRAE, os comerciantes também contarão com uma consultoria simplificada gratuita de até 10 horas para ajudar na gestão do prejuízo causado pelas chuvas. A Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo – ADERES disponibilizará uma unidade móvel para realizar atendimentos no local durante a ação.

"É importante abrir um canal de reconstrução para aquele micro e pequeno empresário que fez seus estoques e foi surpreendido por essa tragédia que foram as cheias. É importante ressaltar que, para que o comerciante tenha acesso ao financiamento, ele tem que ter a documentação, principalmente as certidões negativas em mãos na hora do mutirão", aponta o secretário de desenvolvimento Rodrigo Paneto. A Secretaria de Desenvolvimento ainda divulgará horário e local do mutirão.

Para o prefeito Nozinho Correa, o caminho para a reconstrução pós-chuva é a parceria. "É por meio dessas parcerias que podemos tornar ainda mais eficiente a ajuda a quem foi prejudicado pelas chuvas. Um bom exemplo disso são os voluntários que tanto tem ajudado desde quando a chuva ainda caía. Essa ação veio em boa hora. Os comerciantes de Pontal devem aproveitar esse mutirão", diz.

Cadastro para comerciantes que tiveram prejuízo

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio de Linhares já começou a cadastrar os estabelecimentos afetados pela enchente no Pontal do Ipiranga. Até o momento, há 37 comerciantes com dois tipos de prejuízo: o físico, quando há perda de estoques e problemas estruturais; e o financeiro, que trata-se do impacto da falta de público causada pela dificuldade de acesso ao balneário e pela suspensão da programação de verão. O montante de prejuízo já bateu a marca de R$ 1 milhão. Nem todos os comerciantes da localidade foram encontrados para o cadastramento, já que muito estabelecimentos ainda estão fechados.