Chuva não para e voluntários ajudam a escoar a água em Pontal do Ipiranga

Em meio ao drama causado pelas chuvas que castigam o município, a comunidade de Pontal do Ipiranga deu um exemplo de união e solidariedade. Cerca de 50 pessoas, entre funcionários da prefeitura e voluntários, iniciaram a abertura de uma vala para auxiliar no escoamento das águas. O objetivo é fazer com que a água acumulada nas avenidas do balneário seja escoada para o Riozinho.

Segundo Natival Loures Filho, administrador regional de Pontal do Ipiranga, equipes das secretarias de Obras, Ação Social e Agricultura estão trabalhando na região para dar suporte às famílias afetadas pelas águas. Quatro tratores foram colocados à disposição para atender os moradores que ficaram isolados em Pontal e também nas áreas próximas.

De acordo com um balanço feito pela Defesa Civil, as chuvas da madrugada atingiram todo o município e a situação se complicou na zona rural de Linhares, principalmente em Santo Hilário, Don Orione, Japira, Brejo Grande, Areal, além dos balneários de Povoação, Regência e Pontal do Ipiranga.

A situação mais grave é em São Rafael, distrito de Linhares, que está totalmente isolado. A força das águas derrubou encostas e destruiu as estradas alternativas que estavam sendo abertas pela prefeitura. Máquinas pesadas intensificaram o trabalho de remoção de lama e novas vias estão sendo abertas. O município está fazendo a retirada de moradores que querem sair das áreas isoladas.

Os dados da Defesa Civil revelam que até o momento 117 pessoas estão desabrigadas. Moradores dos bairros Olaria, Interlagos II e Aviso foram levados o ginásio poliesportivo "Leandro Arpini", no bairro Nossa Senhora da Conceição.

A Defesa Civil informa ainda que, em casos de emergência, a população pode ligar para o telefone 3372-2062, em horário comercial, ou para o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, nos demais horários. O município também está recebendo doações, principalmente de roupas de cama e de uso pessoal. Os objetos podem ser entregues na Secretaria de Agricultura, na Avenida Governador Lindenberg 1313, e também no SINE, na Avenida Governador Lindenberg 660.