Chuva em Linhares: prefeitura mobiliza secretarias para atender 91 desabrigados

A Prefeitura de Linhares, por meio da Defesa Civil Municipal e das secretarias municipais, está trabalhando para garantir assistência às famílias atingidas pelas fortes chuvas que atingiram o município nos últimos dias. Profissionais das secretarias estão realizando um trabalho de suporte junto aos 91 moradores desabrigados com a prestação de serviços assistenciais.

Todos foram encaminhados para o ginásio poliesportivo "Leandro Arpini", no bairro Conceição, onde estão sendo atendidos por assistentes sociais, médicos e enfermeiros. No mesmo espaço, eles recebem alimentação diária e roupas. A secretária municipal de Assistência Social, Maria Luzia Alvarenga, informa que a prefeitura está mobilizada para receber as pessoas que foram afetadas pelas chuvas.

"Agora, nossa prioridade é retirar essas pessoas das áreas de risco e fornecer abrigos seguros para elas. A orientação é que as pessoas que tiveram as casas invadidas pela água busquem ajuda na prefeitura. Temos equipes em diversas regiões do município realizando o trabalho de resgate e suporte às famílias", diz Luzia.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Edgard da Silva Júnior, afirma que a Prefeitura está alerta para atender a população da melhor maneira possível. "Todas as secretarias estão empenhadas em identificar as famílias que necessitam de ajuda. O foco são os desabrigados ou pessoas que estão em situação de vulnerabilidade", ressalta Edgard.

O secretário de Cidadania e Segurança Pública, Washington Monteiro, estima que a chuva tenha afetado, diretamente, cerca de 500 pessoas em Linhares – nas zonas rural e urbana-, principalmente no bairro Olaria. Também foram registrados pontos de alagamento nos bairros Interlagos, Santa Cruz e em Bebedouro; nos balneários em Povoação, Regência, Pontal do Ipiranga; e nas comunidades da zona rural.

Nível do Rio Doce

A subida de nível do Rio Doce já interditou o principal acesso de Povoação, a ES-248. Pela manhã, a estrada que liga o balneário à Unidade de Tratamento de Gás Cacimbas (UTGC) também foi tomada pela água. Por medidas de segurança, a Petrobras montou um esquema de monitoramento para orientar os motoristas em um desvio feito em uma estrada de chão.

No último Boletim de Cheias do Rio Doce, divulgado às 11 horas desta quinta-feira, 19, o nível do manancial estava em 5,75 metros em Linhares, ou seja, acima da cota de inundação que é de 3,80. A rodovia Antonio Armani, que cedeu na madrugada da última terça-feira, será reparada somente após o nível da água baixar. Nesta sexta, 20, engenheiros da Secretaria de Estado da Agricultura voltarão a Linhares para vistoriar as estradas que dão acesso ao interior.

Alguns dos pontos críticos identificados pela prefeitura:

Zona Urbana:

Olaria
Interlagos
Santa Cruz

Zona Rural:
Córrego Piabanha
Pedrolândia
Terra Alta
Santo Hilário
Dom Orione
São Rafael