Prefeito Nozinho Correa reúne secretários e vereadores para discutir situação da chuva em Linhares

O prefeito Nozinho Correa reuniu na tarde quinta-feira, 19, secretários municipais e vereadores para discutir e avaliar os estragos causados pelas chuvas e, consequentemente, a elevação do nível de água do Rio Doce. O encontro aconteceu no Setor de Habitação. Antes, Nozinho sobrevoou o município em um helicóptero cedido pela Petrobras para avaliar as regiões atendidas.

O prefeito informou que nas localidades de Degredo, Povoação e Regência os moradores estão praticamente ilhados. Cerca de cinco mil pessoas foram afetadas pelas chuvas em Linhares. "Nessas regiões, cerca de 90% do pasto está alagado. Durante a vistoria, observamos que muitas represas do interior correm o risco de romper em virtude do nível de água acumulada", diz o Nozinho.

Os governos estadual e federal já se colocaram à disposição do município. As equipes da prefeitura estão monitorando as áreas críticas, e caso seja necessário, será decretado estado de emergência. Profissionais das secretarias municipais estão realizando um trabalho de suporte junto aos 91 moradores desabrigados com a prestação de serviços assistenciais. Todos foram encaminhados para o ginásio poliesportivo "Leandro Arpini", no bairro Conceição, onde estão sendo atendidos por assistentes sociais, médicos e enfermeiros. No mesmo espaço, eles recebem alimentação diária e roupas.

A prefeitura está arrecadando donativos para atender os moradores das áreas críticas que tiveram de deixar seus imóveis. As doações de alimentos não perecíveis, roupas de uso pessoal e de cama podem ser feitas na Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento, localizada na avenida Governador Lindemberg, 1313, Centro.

Alguns dos locais atingidos:


Zona Urbana:

Olaria
Interlagos
Santa Cruz
Planalto

Comunidades da zona Rural
Córrego Piabanha
Pedrolândia
Terra Alta
Santo Hilário
Dom Orione
São Rafael

Balneários:
Pontal
Povoação
Degredo
Regência