Novembro Afro: oficina de confecção de caxixi ajuda a resgatar cultura negra em Linhares

Complemento do berimbau, o caxixi é um pequeno instrumento de formato cônico feito de palha trançada, característico por soar como um chocalho dentro das rodas de capoeira. Como parte da programação Novembro Afro, que celebra a cultura afrodescendente no mês da Consciência Negra em Linhares, foi realizada uma oficina de confecção de caxixi na tarde desta segunda-feira (18), no Centro Cultural Nice Avanza, Centro. A iniciativa é da Secretaria Municipal da Cultura.

Para a pedagoga do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Sônia Aparecida, a oficina é muito interessante. "Todos precisam aprender com essas oficinas, já que pode ser uma fonte de renda e tem muito a ver com o mês da consciência negra", afirma. O pequeno Renan Nascimento Xavier, de 10 anos, gostou de ver o instrumento de perto. "Meu pai já me mostrou um caxixi, mas não conhecia muito bem. Gostei muito de ver, mas não sei se conseguiria fazer sozinho", diz.

A oficina foi ministrada por Luiz Mauro Pinheiro de Souza, conhecido como Mestre Militão. "É essencial transmitir os saberes. Fala-se tanto em tecnologia e tantas outras coisas mas esquecem dos saberes tradicionais. A maioria da população não tem adquirido esses saberes por que são coisas que eram transmitidas de pai pra filho entre as famílias, mas a família do passado não é a de hoje. São transmissões importantes porque se resgata uma história. Também é uma geração de renda, por que é artesanato. É uma das formas mais expressivas que nós temos", explica.

Confira os próximos eventos do Novembro Afro:
Dia 19: 08h às 12h/14h às 18h – Oficina: Confecção de Berimbau – palco da Praça 22 de Agosto

Dia 20: 08h às 12h/14h às 18h – Oficina: Toques de atabaque – palco da Praça 22 de Agosto

Dia 22: 14h às 15h/15h30 às 16h30 – Cineclube Mirante – Centro Cultural Nice Avanza

Dia 25: 9h às 12h – Grupo Raiz Forte (ES) e Coletivo Meninas Black Power (RJ) – Universidade Aberta do Brasil (UAB), bairro Novo Horizonte