CRIAR abre inscrições para novos catadores de material reciclável de Linhares

A associação organiza e fortalece os catadores que trabalham no Centro de Reciclagem, Inovação, Aprendizagem e Renovação (CRIAR), no bairro Aviso. No centro, que funciona como uma usina de triagem, parte do lixo seco produzido em Linhares é separado, processo essencial na gestão de resíduos sólidos. O Projeto CRIAR é uma associação de entidades como Prefeitura Municipal de Linhares, Leão Alimentos e Bebidas, Vital Engenharia e ONG’ como a Doe o seu Lixo.

O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos catadores, auxiliar na manutenção do meio ambiente e contribuir com o município na destinação final do lixo seco. "A associação é a mola mestra desse projeto, a força motriz, os trabalhadores. O recurso da venda desse material reciclável é todo direcionado à ACARLI e os trabalhadores são assistidos por estarem em vulnerabilidade social. Eles recebem alimentação por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal, aqueles que ainda não sabem ler e escrever participam do Programa Brasil Alfabetizado e recebem vale transporte", afirma o chefe da Divisão de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Linhares, Luciano Cunha Cabral.
 
No momento, há 18 catadores cadastrados e trabalhando no centro de triagem por meio da associação e já há inscrições abertas para a entrada de novos associados. "Para participar, basta ir até o CRAS de seu bairro e realizar a inscrição no CadÚnico. Depois disso, é só trazer o comprovante de inscrição no CadÚnico e os documentos de identificação aqui no Criar", explica Luciano. O centro fica na avenida Filogônio Peixoto, número 905, no bairro Aviso. Ainda segundo Luciano, 20 novos catadores já se apresentaram em busca de se unirem à associação.
 
Coleta Seletiva em Linhares

O bairro Conceição é o primeiro bairro linharense a contar com a coleta seletiva porta a porta. Em outros bairros existem Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s). Em toda a cidade há 30 pontos como esse, prontos a receber lixo separado entre úmido e seco. A meta é que, até 2016, toda a cidade seja contemplada com a coleta. Há um certificado de destinação final para empresas. Aquelas que separam seu lixo e o entregam ao CRIAR recebem certificado que atesta destinação correta de resíduos.
 
No mês de agosto, o centro recebeu uma prensa hidráulica doada pela Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários do Espírito Santo (Assoagres) que agilizou os trabalhos no local, principalmente a fase final do processo de triagem, quando os resíduos já separados são prensados para venda.
 
Exemplo para outros municípios

O Criar já inspira outras cidades a tratar seu lixo. Na tarde desta segunda-feira (11), o secretário de Meio Ambiente de Muniz Freire, Júlio Cezar Ferreira Paz, visitou o local. "O objetivo é conhecer todo o processo, toda a logística de como funciona o projeto", explica. "Estamos em vias de implantação da coleta seletiva no município. Nossos centros de triagem estão em fase final de estruturação. Queremos conhecer o trabalho daqui para levar para o município".  Para o secretário Júlio, o CRIAR é um dos melhores projetos que ele já visitou. "Das associações que eu visitei, essa é a mais próxima do ideal. Bem dinâmica. É bem diferente da nossa realidade", afirma.