Oportunidade de qualificação profissional: inscrições abertas para o Projovem Urbano

Quem estiver interessado em aprender uma profissão e ainda receber uma bolsa de estudos no valor de R$ 100 deve ficar atento. Ainda estão abertas as inscrições para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem Urbano – do Governo Federal em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de novembro. Em Linhares, são oferecidas 400 vagas. Os professores que vão atuar no programa foram escolhidos após participação em um processo seletivo. Durante o período de curso, os alunos receberão uma bolsa no valor de R$ 100. As aulas serão ministradas no período noturno – das 18h20 às 22h20 – e desenvolvido em um prazo de 18 meses. As inscrições podem ser feitas nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef’s): Prefeito Roberto Calmon, no bairro Aviso, e  Marília de Rezende, no Interlagos.

Os cursos serão selecionados após discussões entre os coordenadores do programa e os alunos. As matrículas podem ser feitas até o início das aulas nas Emef’s das 7h30 às 17h. São necessários os seguintes documentos (e cópias) no ato da inscrição: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e histórico escolar.

Como funciona o ProJovem Urbano
O ProJovem Urbano é uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que visa garantir a inclusão social para jovens e adultos entre 18 e 29 anos que sabem ler e escrever, mas que ainda não concluíram o ensino fundamental. 
 
O programa oferece aos alunos a conclusão do ensino fundamental, cursos de qualificação básica do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que serão realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Ao término do curso, os alunos receberão certificado de conclusão do ensino fundamental e da qualificação profissional para a qual se inscreveu.

Sala de Acolhimento para Crianças
Os alunos que tiverem filhos entre 1 e 8 anos poderão contar com uma sala de acolhimento, onde as crianças permanecerão e terão atendimento com dois educadores durante o período de aula de seus pais. Além disto, os alunos e seus filhos receberão, no intervalo das aulas, merenda escolar.