Alunos da rede de ensino municipal participam de Feira de Ciências

As Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF’s) Manoel Pazito Ventura e Samuel Batista Cruz, do bairro Interlagos, realizaram Feiras de Ciências com amostras dos trabalhos dos alunos. Na escola Manoel Pazito Ventura, os alunos discutiram o tema: Alimentação x Fome e realizaram a apresentação dos trabalhos interdisciplinares e experimentos desenvolvidos a partir dos conteúdos aplicados em sala de aula.

De acordo com a professora que leciona a disciplina de geografia, Dilzeni Santos, a atividade foi a primeira feira de ciências realizada pela escola. O objetivo era fazer a integração dos conteúdos de todas as disciplinas e até mesmo dos próprios alunos. "Trabalhos assim são importantes porque os alunos aprendem a verbalizar, a se expressar e a construir o pensamento crítico e criativo", explica a professora.
 
O grupo das alunas do 7° ano, Graziela Maria da Silva, Camila Fernandes, Gabriela Cristina Coelho, Naraline da Silva, Fernanda Gama e Milena Amorim ficou responsável pelo tema: Índices de fome no Brasil. De acordo com as alunas, elas aprenderam que em muitos estados do Brasil existem pessoas vivendo de forma miserável e passam fome. "Aprendemos a dar valor aos nossos alimentos porque existem muitas pessoas sem ter o que comer enquanto nós muitas vezes jogamos comida fora", afirma Camila.



Os Alunos do 6º ao 9º – séries finais – da escola Samuel Batista Cruz expuseram atividades com o objetivo de melhorar o aprendizado dos conteúdos trabalhados com os alunos em sala de aula. Com o tema livre, os alunos puderam usar a criatividade para criar qualquer experimento cientifico que mais lhe interessasse a partir dos conteúdos explicados em sala de aula. A partir daí, os alunos explicaram trabalhos que apontavam a evolução das lâmpadas, pressão atmosférica e pressão da água