Bairro Conceição vai receber projeto piloto de coleta seletiva na próxima terça-feira (5)

Os moradores do bairro Nossa Senhora da Conceição vão receber um projeto piloto de coleta seletiva a partir da próxima terça-feira (5). As residências serão contempladas com o novo sistema que segue um Termo de Compromisso Ambiental determinado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos. A coleta será realizada todas as terças e quintas-feiras após o meio-dia.

Neste sistema de coleta seletiva o morador do bairro fará a separação do lixo seco – papéis em geral, embalagens tetra pak, plásticos em geral, vidros e metais – e do lixo úmido – que são materiais orgânicos como restos de comidas, borra de café, pelos e penas de animais, além de rejeitos como papel higiênico, fraldas descartáveis e papéis sujos de gordura).
 
O carro coletor vai passar em dias específicos fazendo apenas a coleta do lixo seco e o recolhimento do óleo vegetal que deverá ser descartado dentro de garrafas PET vedadas. Já a coleta do lixo úmido continuará sendo feita normalmente, não havendo nenhuma alteração na rotina de recolhimento. Além do sistema de coleta seletiva, o bairro Conceição também foi contemplado com o cata treco, que é o recolhimento de eletroeletrônicos, móveis e mobílias sem utilidade. O morador deverá agendar o serviço através do telefone 3372-2984.
  
Agentes comunitários de saúde do Conceição receberam capacitação
 
Para se tornarem multiplicadores sobre o funcionamento do projeto piloto de coleta seletiva que será implantado em novembro no bairro Nossa Senhora da Conceição, oito agentes comunitários de saúde do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) do próprio bairro receberam capacitação sobre coleta seletiva.

A capacitação foi realizada pela equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos em pareceria com o programa Estratégia Saúde da Família (ESF) do Conceição. A agente Márcia Rejane Rocha, que trabalha há mais de oito anos no bairro, e a colega, Leoci Braun, que atua há 10 anos como agente, aprovaram o treinamento e a iniciativa.
 
Para Marcia, o projeto é um desafio. Ela acredita que o trabalho vai surtir efeito em longo prazo. "Torço para dar certo. Vou trabalhar e me empenhar para isso porque a coleta seletiva é muito importante", avalia Márcia. Já a agente Leoci disse que o trabalho de conscientização não será muito difícil na área que ela atende.

"Muitos moradores que atendo já fazem a separação do lixo. A coleta seletiva é muito importante tanto para os moradores quanto para os agentes porque vai melhorar e facilitar a limpeza do bairro. Vai incentivar quem já faz a separação e conscientizar quem ainda não faz", conclui Leoci.
 
Saiba como irá funcionar a coleta do lixo seco:
Para a realização da coleta do lixo seco (papéis em geral, embalagens tetra pak, plásticos em geral, vidros e metais), o bairro foi dividido em duas etapas conforme demonstração no mapa anexo. Na etapa de cor rosa as coletas serão realizadas todas as terças-feiras ao meio-dia e a na etapa de cor amarela a coleta será realizada todas as quintas-feiras no mesmo horário.
 

Saiba mais:
O projeto piloto de coleta seletiva no bairro Nossa Senhora da Conceição foi desenvolvido pelo setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais e irá contemplar mais de 1.200 residências e segue um Termo de Compromisso Ambiental determinado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos.

MAPA DA COLETA SELETIVA