Semana do Servidor Público: Josmari, uma das mais conhecidas professoras de Linhares

Na próxima segunda-feira, dia 28, será comemorado o dia do Servidor Público. Como forma de homenagear aqueles que prestam serviços à população de Linhares, a prefeitura iniciou nesta semana uma série de entrevistas com alguns servidores. Hoje, conheça um pouco da história da professora e contadora de histórias Josmari.

Com apenas 14 anos, Josmari Araújo dos Santos começou a trabalhar de forma voluntária na alfabetização de adultos. Hoje, aos 65, mãe de três filhos e avó de quatro netos, ela continua apaixonada pela profissão. Josmari já atua como servidora pública municipal na educação há 23 anos e entende muito bem dos desafios da profissão.

"Temos como obrigação e meta servirmos a comunidade, mas ultimamente, temos percebido que alguns pais estão confundindo o papel, principalmente de nós professoras, nos transmitindo a obrigação de ‘criar’ seus filhos. A partir do momento em que a família está querendo passar obrigações para os professores e para a escola como um todo, torna-se muito difícil atingirmos nossos objetivos que são a transmissão de conhecimento e a formação do cidadão", afirma.

Sobre o Dia do Servidor Público, Josmari afirma ter muito a comemorar. "O serviço público, não só na época em que nós começamos, mas até hoje, é uma garantia. Traz muita certeza da continuidade na efetivação dos nossos trabalhos. Temos muito a comemorar, principalmente, em se tratando de nossa área da educação pelo fato de nós sermos formadores de opinião, multiplicadores de ideias e ideais. Embora não pareça, somos extremamente valorizados por aqueles que têm sensibilidade e que têm como valores morais o princípio de uma vida saudável em comunidade."

Depois de tantas experiências, Josmari ainda descobriu novos talentos nos últimos anos. "Algum tempo atrás, participamos do Programa Nacional de Incentivo à Leitura e uma das oficinas que fizemos foi de contação de histórias. Nos últimos dois anos estou à disposição da Secretaria de Educação para contar histórias nas escolas municipais", diz.

Pensando nos desafios do presente e do futuro, a professora fala de tecnologia e da preocupação com a perda de valores. "Temos a cada dia um desafio maior. Estamos sendo desafiados, principalmente, em relação à tecnologia. Precisamos nos manter atualizados, caso contrário, seremos engolidos e considerados ultrapassados pelos alunos. Além disto, as famílias hoje estão encontrando muita dificuldade em acompanhar seus filhos em todos os momentos e os valores morais estão sendo esquecidos, dificultando e muito o trabalho dos professores nas escolas."

Mesmo com todas as dificuldades, Josmari se diz realizada na profissão. "Apesar de tudo, me sinto extremamente bem em ser servidora pública. Me sinto muito a vontade. Ser professora é uma das profissões mais gratificantes, por que a cada dia, a cada minuto, a cada segundo estamos sempre aprendendo. Temos que saber lidar com todo aquele conhecimento que as crianças e os jovens já trazem de suas casas. Somos eternos aprendizes", finaliza.