Oficina Temática sobre a Mobilidade Urbana de Linhares começa nesta sexta-feira (25)

O Governo do Estado e a Prefeitura de Linhares convidam a sociedade civil organizada para participar da Oficina Temática sobre o Plano de Mobilidade Urbana de Linhares. O evento será realizado às 8 horas desta sexta-feira (25) e também no sábado (26) nas instalações do Sesi/Senai, no bairro Aviso. Os objetivos da oficina são de mobilizar atores sociais, oferecer capacitação no tema e de dar início ao processo participativo de planejamento, realizando a identificação de problemas relacionados à mobilidade com os participantes.

O evento é voltado para integrantes do poder público (prefeitura, câmara, judiciário, Ministério Público, etc), entidades empresariais (sindicatos patronais, CDL, construção civil, etc), e representantes de movimentos populares (sindicatos de trabalhadores, ONGS, associações de bairros, igrejas, escolas, conselhos profissionais, etc).

Ao todo serão disponibilizadas 50 vagas. Para confirmar presença, é preciso ligar para o telefone 3636-5029 ou encaminhar um e-mail para milena.paraiso@sedurb.es.gov.br. O Plano de Mobilidade Urbana vai definir o que deve ser feito em relação à mobilidade na cidade nos próximos anos, incluindo as propostas de investimento em acessibilidade e transporte, a organização da rede de transporte público, obras viárias para automóveis, pedestres e ciclistas, entre outras ações.

Equipes de pesquisadores estão percorrendo a cidade para identificar as viagens realizadas diariamente pela população, as suas atividades e o tipo de transporte utilizado através de entrevistas à população – na rua, dentro dos ônibus e aos condutores de automóvel – além de contagens de carros, ônibus, bicicletas e caminhões. Por esse motivo, não se surpreenda se você, algum familiar, amigo ou conhecido for parado para responder a alguma pesquisa sobre mobilidade. Sua resposta é fundamental para este trabalho.

Além disso, há uma novidade: nossa pesquisa online, para que você também possa colaborar do conforto de sua casa. A participação da população também é fundamental para elaborar um Plano de Mobilidade que seja reflexo das necessidades locais e que abra espaço para a contribuição daqueles que são os maiores interessados nos resultados: os habitantes do Município. Ao clicar no endereço eletrônico
http://www.planodemobilidade.com.br/participe/, escolha o município de Linhares e inicie a pesquisa. Lá você poderá apontar os principais problemas de mobilidade da cidade. Essas respostas servirão para identificar as carências no atendimento da demanda de transporte e fundamentar as propostas para a ampliação e melhoria dessas redes.